Livro da Semana: “The Tower” – Kelly Cordes

cordes[1]

Foto: Joe Pyle | http://www.shootmyhike.com/

O Cerro Torre é uma das montanhas mais espetaculares dos campos de gelo do sul da Patagônia, e se encontra em uma região disputada pela Argentina e o Chile, localizada ao oeste do Cerro Chalten (também conhecido pelo nome Fitz Roy) e faz parte de um grupo de quatro montanhas, sendo ela a mais elevada de todas (Torre Egger, Punta Herron, e Cerro Stanhardt).

Cerro Torre é considerado por muitos a mais belo pico do mundo, e constantemente está envolta em controvérsia desde que foi pela primeira vez supostamente ascendeu em 1959.

cerro-torre-1No livro “The Tower: A Chronicle of Climbing and Controversy on Cerro Torre”  o autor Kelly Cordes faz uma investigação profunda para encontrar a verdade , que é tão nebulosa quanto o própria pico .

Com estilo de escrita evolvente, Cordes leva o leitor a entrar de cabeça na história do montanhismo mundial para contar a história da escalada ao Cerro Torre, desde as primeiras tentativas (cercada de mentiras) para as atuais escaladas consideradas espetaculares.

Entusiasta da cultura de montanha, Kelly Cordes coloca de maneira bem explícita esta paixão, especialmente quando narra as histórias de Maestri e Fava na polêmica ascensão, e toca em um ponto difícil de explicar: a paixão.

O livro “The Tower” deve ser visto muito como uma celebração da cultura de montanha, e um documento histórico de um dos lugares mais lindos do mundo.

Se você não estiver familiarizado com a escalada ou termos geológicos o autor inclui um glossário no final.

Mesmo para o público leigo a escrita é direta, clara e às vezes bem-humorada, por isso o autor não poupa palavras para tratar todas as controvérsias das primeiras escaladas do Cerro Torre apresentando os fatos como ele os interpreta.

Ficha Técnica

  • Título: The Tower: A Chronicle of Climbing and Controversy on Cerro Torre
  • Autor: Kelly Cordes
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 400
  • Editora: Patagonia

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.