Livro da Semana: “The Push” – Tommy Caldwell

Algumas pessoas se destacam no esporte que pratica que tornam-se lendas. Esta é a melhor definição que poderia ser dada a Tommy Caldwell, um escalador que, por mais que se esforce ser o mais discreto possível, sempre está com os olhares da comunidade voltados para seus projetos e conquistas.

Muito conhecido por ter estabelecido em janeiro de 2015, junto de Kevin Jorgeson, a mais icônica das escaladas tradicionais da história do esporte: “Dawn Wall”.

A escalada da via localizada em Yosemite é considerada como a escalada tradicional mais difícil do mundo. Apesar de vez ou outra conceder entrevistas para os veículos de comunicação de seu país, as perguntas sempre se repetiam e alguns assuntos eram pouco abordados. Por isso para conseguir contar sua história de vida colocou tudo em um livro.

Com o título ambicioso de “The Push: A Climber’s Journey of Endurance, Risk, and Going Beyond Limits” a obra descreve com suas palavras passagens de sua vida que são conhecidas como seu incidente com terroristas no Quirguistão, a perda de seu dedo em um acidente de marcenaria e seu relacionamento Beth Roden, com quem se casou em 2003 e divorciou em 2010.

Todos estes temas, aparentemente espinhosos, são descritos com um estilo franco e direto, sem rodeis ou excesso de adjetivos e metáforas. Todas estas partes de sua vida são abordadas mas, como não poderia deixar de ser diferente, a sua jornada para estabelecer a primeira escalada em livre (sem usar escalada artificial) ganha destaque do meio para o final do seu livro “The Push”.

A obra, como não poderia ser diferente, já nasce um clássico e de leitura obrigatória antes mesmo de seu lançamento. Mas mesmo assim é talvez a melhor maneira de entender a mente de um dos maiores escaladores da história e que, por alguma razão, não possui tanto destaque na mídia quanto deveria. Especula-se que o motivo está explicado em “The Push”.

Ficha Técnica

  • Título: The Push: A Climber’s Journey of Endurance, Risk, and Going Beyond Limit
  • Autor: Tommy Caldwell
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 336
  • Editora: Viking

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.