Livro da semana: “The joy of Cooking for Climbers” – Lotte Meijer

Toda pessoa que pratica escalada ou montanhismo já passou por esta situação: após um dia de intensas atividades, volta ao hostel (abrigo ou refúgio) ou acampamento e a principal comida consumida são: o “soborô”, “tudo da geladeira” ou “o que tiver”. Não são muitos os escaladores que e preocupam em preparar uma refeição com esmero que, ao mesmo tempo, respeite nutrição e sacie a fome. Mesmo os praticantes de atividades outdoor que se intitulam vegetarianos, ou mesmo veganos, deixa o equilíbrio de nutrientes de lado e apostam na comida que existir.

Todo praticante sabe o que comer e é (ou pelo menos deveria ser) responsável por aquilo que come. Cada indivíduo tem restrições de alimentos (alguns chamam isso de frescura…) e cabe a eles saberem se “comportar” no momento de fome pós escalada. Portanto pedir parcimônia e racionalidade de alguém que está cansado e com fome, especialmente em lugares sem muito conforto de civilização, é uma tarefa desafiadora.

Foto: http://2014.lottemeijer.com/

Vislumbrando uma oportunidade de divulgar seu conhecimento, a designer holandesa Lotte Meijer, de 35 anos de idade, reuniu suas receitas preferidas, colecionadas durante suas viagens de escalada. Porém livros de receitas existem aos milhares, todos sabem disso. Por isso Meijer colocou suas habilidades de designer para idealizar um formato de livro que fosse diferente e prático a quem está sempre viajando e submetendo o livro à ambiente exigente.

Desta maneira idealizou uma coleção de cartões com receitas fáceis, rápidas e nutritivas para todos os tipos de escaladores. O livro “The joy of Cooking for Climbers” há menções de receitas para escaladores em diversos estilos: boulder, tradicional, esportiva e alpinistas.

Todas as receitas do livro são ilustradas quanto à sua preparação, contendo diversas pitadas de humor, em folhas resistentes à água e dobras. Pela qualidade das receitas, além de visual e acabamentos muito bem cuidados, a obra também é uma excelente opção de presente a quem deseja sair da zona de conforto e planeja visitar lugares que são diferentes dos que sempre visita.

O diferencial do livro, além do design inovador, é que a autora também é escaladora. Muito de sua vivência em lugares como Yosemite nos EUA e Grécia, já foram visitados pela autora. Este tipo de contato com diversas culturas, junto com a culinária local, permitiu que sua obra abrangesse diversas situações de escaladores que são comuns em todo o mundo.

Ficha Técnica

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.