Livro da Semana: “The Calling: A Life Rocked By Mountains” – Barry Blanchard

O canadense Barry Blanchard é considerado um dos melhores alpinistas das Américas e é conhecido por estabelecer altos padrões técnicos, sempre de alto risco, em escaladas alpinas nas montanhas rochosas do Canada e Himalaia. No seu livro “The Calling: A Life Rocked By Mountains” há descrições apaixonadas de avalanches e escaladas arrojadas.

No livro parte de sua vida é descrita desde o primeiro rapel enquanto era cadete de Lord Strathcone’s Horse Army, passando pela sua expulsão da corporação por insubordinação até sua dedicação exclusiva à escalada. Por ser de uma família muito pobre do Canada, a sua vida na escalada acabou por tirá-la da situação difícil. Suas escaladas “de raiz” em estilo solo, geralmente com equipamentos emprestados de amigos, Blanchard rapidamente se destacou no meio.

No livro há também várias passagens sobre a reflexão do estilo de vida dirtbag, da vida estimulada somente pela adrenalina e, principalmente, a arrogância da juventude e suas consequências (boas e más). De maneira interessante “The Calling” ainda traz algo diferente em termos de literatura: há uma playlist de músicas pra cada capítulo. A iniciativa é para que o leitor possa ter uma imersão mais profunda nos pensamentos de  Barry Blanchard.

De maneira indisfarçável é um livro de escalada e montanhismo, e desde o início há jargões e situações típicas de quem pratica o esporte. Mas não há, ao menos aparentemente, vontade de classificar o protagonista como um super-escalador ou super-herói, mas sim como alguém que viveu a escalada intensamente diante de uma maneira pessoal de ver o esporte.

Ao final é fácil compreender que o livro “The Calling” é uma espécie de carta de amor às montanhas. Lugares e pessoas são destaques, mas  o elemento fundamental em todas as histórias, como uma espécie de personagem coadjuvante, são as montanhas. Sem dúvida é um livro com o claro intuito de emocionar, mesmo derrapando em apelações emocionais desnecessárias.

Ficha Técnica

  • Título: The Calling: A Life Rocked By Mountains
  • Autor: Barry Blanchard
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 440
  • Editora: Patagonia Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.