Livro da Semana: “The Boys of Everest” – Clint Willis

Todo e qualquer fato possui várias versões e é missão do jornalista, ou escritor, captar os vários pontos de vista de um acontecimento para que seja moldada uma verão mais verídica e imparcial do que realmente possa ter acontecido.

Foto: http://www.gillianmackenzieagency.com/

Foto: http://www.gillianmackenzieagency.com/

A convergência destes pontos em comum de cada versão obtida da-se o nome de “verdade”, embora também seja influenciada, às vezes mais e outras menos, do entrevistador.

O livro “The Boys of Everest” é baseado em entrevistas com alpinistas e outras pessoas, coletadas em diários, cartas e relatórios de expedições colhidas por mais de cinco décadas o décadas de tentativas de cume ao Monte Everest.

O autor Clint Willis procura assim contar uma história de um grupo de escaladadores britânicos que reinventaram o montanhismo no decorrer de três décadas seguintes à subida ao Monte Everest realizada por Tenzing Norgay e Edmund Hillary no ano de 1953.

Com leitura fácil, muito por parte da escrita não rebuscada de Willis, fatores como lidar com a morte de companheiros e amigos, motivações de montanhistas prendem o leitor durante toda a obra, que é uma boa referência histórica do montanhismo britânico.

the-boys-of-everest-1Mesmo com algumas liberdades, com muitas conclusões baseadas em fatos colhidos por meio das cartas e diários, o autor procurou conter-se no aspecto de suposições, sem presumir nenhum sentimento a menos, claro, que estivesse claramente descrito nestes documentos.

“The Boys of Everest” é um livro obrigatório para quem deseja saber mais sobre as escaladas do Everest, sendo muito próximo da realidade sem floreios para conquistar a audiência.

Muito além de ser apenas um escritor, ou jornalista transformado por alguma tragédia, Clint Willis é montanhista com relativa experiência, e assim conseguiu com que o esporte fosse documentado de maneira singular, sem superlativos, fantasias ou exageros.

Ficha Técnica

  • Título: The Boys of Everest: Chris Bonington and the Tragedy of Climbing’s Greatest Generation
  • Autor: Peter Gillman e Leni Gillman
  • Edição: 1ª
  • Ano : 2007
  • Número de páginas: 560
  • Editora: Da Capo Press

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.