Livro da Semana: “The Andes: A Guide for Climbers” – John Biggar

Como já analisado aqui na Revista Blog de Escalada, para começar a se aventurar em escaladas de alta montanha é imprescindível começar primeiramente por picos com altitude relativamente baixa.

Assim como na escalada eve-se começar escalando vias de 4°grau, na corrida iniciar a competir em provas curtas (de 5 km) e assim por diante. A partir desta linha prudente de pensamento há alguns questionamentos: por qual montanha devo começar? Onde devo começar? Onde estão os picos que estão no meu nível?

Todas estas perguntas, muito comuns, são feitas a todos os guias de montanha mais experimentados. Procurando dar uma democratizada na informação, disponibilizando-as a todos interessados (sem ter nenhuma “ditada de regras”), o guia de montanha e instrutor americano John Biggar juntou todas informações de todas as principais montanhas dos antes.

Na obra a “nota de corte” para sua descrição foram os picos até 5.000 metros de altitude. Entretanto a lista de Biggar foi recentemente contestada pelo montanhista Máximo Kausch e Marcelo Delvaux em artigo publicado aqui.

Considerado o guia mais completo das principais montanhas nos antes “The Andes: A Guide for Climbers” é o livro obrigatório de todo e qualquer guia de montanha. Expandida a cada edição (a obra já está na quarta), o guia contém várias fotos, diagrama das principais vias e informações detalhadas de escalada de todas as 1.000 montanhas da Cordilheira dos Andes. Além isso na obra há ainda mais 300 outros picos de 5.000 metros de altitude detalhados.

Por ser muito mais que apenas um guia, mas considerado um documento importante sobre as montanhas sul-americanas, já foi traduzido em vários idiomas como tcheco, polonês, espanhol e francês. A obra, infelizmente, não possui tradução para o português.

Ficha Técnica

  • Título: The Andes: A Guide for Climbers
  • Autor: John Biggar
  • Edição: 4ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 352
  • Editora: Andes

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.