Livro da semana: “Summit Success: Training for Hiking” – Charles Miske

Todo praticante de hiking, trekking, escalada e qualquer outro tipo de atividade de montanha, sabe que tem de estar minimamente em forma para desempenhar a sua atividade. Muitos mascaram a falta de preparo físico fazendo repetidamente a mesma coisa e, por isso, chegando a mascarar sua performance.

Esta prática pode ser vista em escaladores que repetem sistematicamente a mesma via, até decorar os movimentos. Após a memorização começa a executar extravagâncias para impressionar todos à sua volta e, desta maneira, mascarar alguma deficiência técnica e física.

A mesma prática acontece com praticantes de trekking, hiking e/ou corrida de montanha. A repetição sistemática de percursos, trilhas e travessias faz com que o corpo se adapte facilmente ao esforço de algo que já é corriqueiro e internalizado.

Por este motivo a preparação física de um montanhista deve ser medida por seu rendimento físico em várias habilidades físicas e não somente em uma atividade específica. Os praticantes mas experientes sabem disso e já procuram exercícios de preparação mais específicos.

Partindo desta constatação o autor Charles Miske elaborou um livro com um título bem sugestivo: “Summit Success: Training for Hiking, Mountaineering, and Peak Bagging“. A obra é uma espécie de guia essencial, pois não aprofunda em metas específicas de cada modalidade, sobre como se preparar para uma atividade de montanha adequadamente.

Embora pareça simples, o livro de Miske é uma referência importantíssima para todo e qualquer educador físico. Amplamente ilustrada, com algumas dicas de exercícios fundamentais para cada atividade de montanha, “Summit Success” é também uma espécie de guia para uma “auto-análise” de cada montanhista.

Ficha Técnica

  • Título: Summit Success: Training for Hiking, Mountaineering, and Peak Bagging
  • Autor: Charles Miske
  • Edição:
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 340
  • Editora: Charles Miske

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.