Livro da Semana: “Sports in Society: Issues and Controversies” – Jay Coakley

Inegavelmente vivemos em uma sociedade que a todo tempo incentiva a competitividade a certos níveis que periodicamente há quem levante preocupações sobre o assunto. Nos universo dos esportes, seja eles tradicionais ou de natureza, acaba sendo influenciado por esta competitividade que parece não levar em conta que todo e qualquer atleta também é um ser humano.

A partir desde ideia que o professor, e doutor, de sociologia da Universidade do Colorado resolveu escrever sobre o assunto, examinando todo o impacto existente na vida do atleta, e da comunidade, quando se profissionaliza em alguma modalidade.sports-in-society-12

O livro “Sports in Society: Issues and Controversies” é uma análise crítica sobre as controvérsias existentes no esporte enquanto experiências pessoais, família, escola, comunidade e ciência.

O autor, que faz parte da International Review for the Sociology of Sport, analisa de maneira natural, e às vezes superficial, estudos sociológicos a respeito de como a maneira que várias pessoas encaram os esportes e estes podem tornar-se até mesmo perigosos.

Não é um livro que contém treinamentos e dicas para o crescimento do cidadão pelo esporte, e sim uma análise científica a qual o autor aponta as inconsistências, e ironias, por parte de cada pessoa da sociedade quando se trata da prática esportiva.

sports-in-society-1Assim Coackley convoca ao leitor para refletir sobre os pontos levantados por ele, a respeito do rumo que a prática de esportes está tomando na vida da sociedade moderna. Cada texto seu procura encorajar uma discussão a respeito das controvérsias que pululam a todo tempo nos esportes.

Reflexões a respeito dos esportes como: premiação para mulheres, times mistos para a prática de esportes, classe social e modalidades que mais praticam, racismo e etc.

Há ainda alguns questionamentos que parecem existir na sociedade como lendas urbanas, e que povoam a psiquê da população sobre a influência ou não da idade para a prática esportiva.

Ao final, por mais cético que seja o leitor, a maneira de observar a prática esportiva, competições, e comportamento de atletas nunca mais será a mesma.

Ficha Técnica

  • Título: Sports in Society: Issues and Controversies
  • Autor: Jay Coakley
  • Edição: 11ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 720
  • Editora: McGraw-Hill

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.