Livro da Semana: “Sete Anos no Tibet” – Heinrich Harrer

O montanhista, investigador, geógrafo e escritor austríaco Heinrich Harrer tornou-se membro da SS Com a ascensão do partido Nazista na Áustria  tendo em 1938 integrado uma expedição alemã ao Nanga Parbat nos Himalaias (hoje parte do Paquistão).

Após o início da II Guerra Mundial em 1939, Harrer foi capturado pelo exército colonial britânico, mas em 1944 conseguiu fugir, junto com Peter Aufschnaiter, e após 21 meses em fuga conseguiu atravessar as altas montanhas até ao Tibet. Lá ficou durante sete anos, quando fez amizade com o jovem Dalai Lama, ficando conhecido localmente como o “Professor do Lider Espiritual”.

Heinrich Harrer com Dalai Lama | Foto: kid-bentinho.blogspot.com

Heinrich Harrer com Dalai Lama | Foto: kid-bentinho.blogspot.com

Deste período o escritor cunhou sua obra mais conhecida: “Sete Anos no Tibet“, a qual foi adaptada para um filme de mesmo nome.  O livro é o mais célebre, e mais completo, documento sobre a vida no Tibet, às vésperas da última invasão chinesa de 1950, tratando de detalhes da formação do 14º Dalai Lama, dirigente máximo espiritual e político do povo tibetano.

Este documento sobre a vida no Tibet, e nas montanhas do Himalaia, foi traduzido para dezenas de idiomas.

sete-anos-no-tibet-1Desde o final dos anos 1990, a China tenta legitimar sua presença no Tibet por meio do crescimento econômico (quando a partir dos anos 2000 cresceu 12% ao ano) e dominar o país através da presença de chineses da etnia majoritária han e do controle da sucessão religiosa.

O governo chinês afirma que os tibetanos no exílio, liderados pelo Dalai Lama, só estão interessados em separar o Tibet da terra-mãe a China. Por outro lado o Dalai Lama afirma querer nada mais do que a autonomia da região.

O registro real deste conflito está em documentado no livro “Sete anos no Tibet” o qual é prefaciado pelo próprio Dalai Lama, onde ele confirma a importância dos registros de Heinrich Harrer para o seu país.

O livro também é um relato interessante de como a montanha, e a vivência nela, molda o caráter de uma pessoa e a transforma.

Ficha Técnica

  • Título: Sete Anos no Tibet
  • Autores: Heinrich Harrer
  • Edição: 1ª
  • Ano: 1997
  • Número de páginas380
  • Editora: L&PM Editores

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.