Livro da Semana: “Resgate Vertical + Aprender + Praticar + Salvar” – Eduardo José Slomp Aguiar

Muitas pessoas no Brasil possuem o sonho de um dia publicar um livro mas, devido às dificuldades existentes por aqui, poucos conseguem. O que dizer então de alguém que, após publicar a sua primeira obra, esforça-se para melhorar de maneira exponencial o trabalho anterior? O oficial do corpo de bombeiros do estado do Paraná  Eduardo José Slomp Aguiar é uma destas pessoas que pode orgulhar-se de ter superado, e muito, o seu trabalho anterior e, indubitavelmente, entrado para a história de livros técnicos de técnicas verticais brasileiros como o que inaugurou a modernidade do gênero.restate-vertical-1

A segunda edição de sua obra “Resgate Vertical” apresenta além de nova proposta de design uma interação com o leitor, além de complemento s do conteúdo, raramente vistos em livros técnicos. Nesta nova abordagem o livro possui uma qualidade superior a quase toda a literatura do gênero já publicada no Brasil e, porque não, no mundo.

Nesta nova edição há vários vídeos disponibilizados na internet e que podem ser encontrados por código QR (código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares) disponibilizados nas páginas. Esta iniciativa criativa consegue de maneira singular criar uma realidade aumentada expandindo o conteúdo e facilitando a aprendizagem.

restate-vertical-2

Visualmente exuberante o livro é muito atrativo à leitura mas engana-se quem acredita que o ponto forte de “Resgate Vertical” está somente na inovação tecnológica de disponibilizar vídeos e no design gráfico. É necessário também destacar o cuidado minucioso de disponibilizar ilustrações de alta qualidade técnica tornando assim o conteúdo muito mais didatico e entendível que qualquer outra publicação similar.restate-vertical-3

Além da qualidade plástica das ilustrações o livro também inegavelmente apresenta um arrojado design gráfico tornando a leitura fácil e muito mais rápida. É disponibilizado ainda, com o objetivo de facilitar o aprendizado, um poster completo de nós com a mesma qualidade técnica e estética apresentada no livro além de um pequeno manual de bolso para consulta rápida .

Historicamente bons livros técnicos apostam no conteúdo e, culturalmente, deixam a parte estética à parte como se fosse um aspecto menos importante. Porém nesta segunda edição o bombeiro Eduardo José Slomp Aguiar demonstrou uma preocupação com o produto final inigualáveis.

Se antes, na primeira edição, o livro era uma boa obra de consulta, agora com esta atualização “Resgate Vertical” fica com um status próximo de obra de arte além de, obviamente, ser imprescindível para qualquer regatista, clube de escalada, associação de espeleologia e toda e qualquer atividade outdoor que necessite alguma técnica vertical.

Ficha Técnica

  • Título: Resgate Vertical
  • Autor : Eduardo José Slomp Aguiar
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 298
  • Editora: Associação da Vila Militar

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.