Livro da semana: “Por um triz” – André Ilha

O termo “aventureiro” foi indevidamente apropriado por grande parte da mídia de entretenimento para designar quem se aventura, geralmente fora da zona de conforto da população geral, para explorar novas possibilidades de diversão fora do ambiente urbano.

Nesta busca por estar fora do ambiente urbano, tido erroneamente como mais seguro, o interesse por atividades de natureza cresceu exponencialmente desde o início da década de 80 até os dias de hoje.

Nesta época foram criados o termo “Esportes Radicais” que logo perdeu o sentido do nome), pois apesar de exigir esforço físico dos atletas, não seguiam as linhas dos esportes tradicionais.Por-Um-triz--2

Os primeiros praticantes, considerados piorneiros e estabelecedores das bases dos esportes de montanha que temos hoje, tinham à época muito desejo de se aventurar em algo novo e desconhecido, do que propriamente saber o que era de fato perigoso ou não.

Todas as vezes que estas pessoas contam suas historias há uma exclamação por parte de quem se espanta sempre perguntando como ela continua viva após tantas aventuras e tantos “perrengues”.

Este é o caso do carioca André Ilha, escalador e desbravador da escalada no Brasil, além de um verdadeiro colecionador de histórias que, inclusive , algumas já viraram lendas passadas de boca a boca por quem o conhece com muitas hipérboles, sofismas e metáforas que ganhavam proporções superlativas.

Por-um-triz-1Após escutar vários conselhos de pessoas próximas que colocasse em forma de livro, para que todos saibam os dramas, comédias e aventuras que vivei ao longo de tantos anos de atividade, André Ilha elaborou o seu livro “Por um Triz”.

A obra é dividida em histórias que são contadas por décadas desde os anos 70 à atualidade e tem a ambição de ser um guia completo sobre montanhismo com capítulos de conceitos básicos da escalada em rocha e coletâneas de histórias pessoais.

Grande parte destas histórias pessoais são relatos de episódios de violência em montanhas ou próximo a elas no Rio de Janeiro, além de, ao final, um Glossário com termos do esporte.

O livro “Por um triz” é um livro para, acima de tudo, inspirar a quem deseja aproveitar mais o universo de montanha e conhecer um pouco chega uma pessoa para viver a paixão pelo esporte que pratica.

A obra é toda escrita mesclando linguagem coloquial, maioria usadas em suas histórias (mas sem muito uso de gírias) com partes em redação técnica para os procedimentos técnicos, o que torna a leitura relativamente fluida.

As intensidades das histórias são bastante cativantes e envolventes, e se todas ali forem de fato verdade (e segundo o autor são) realmente escapou de algo pior como o próprio título do livro já afirma: por um triz.

Ficha Técnica

  • Título: Por um triz – Aventuras absurdas e engraçadas nas trilhas e montanhas do Brasil
  • Autor: André Ilha
  • Edição:
  • Ano: 2016
  • Número de páginas248
  • Editora: Valentina

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.