Livro da Semana: “Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de Trilhas, Cachoeiras e Montanhas” – Waldyr Neto

Com o nome inspirado pela semelhança dos picos de suas montanhas com os tubos dos órgãos de igrejas, a Serra dos Órgãos inspira montanhistas de todo o Brasil e é considerado um dos lugares mais belos do mundo.

Foto: Acervo Pessoal Waldyr Neto

Foto: Acervo Pessoal Waldyr Neto

No maciço da Serra está situada uma unidade de conservação batizada de Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PNSO para os íntimos (apesar de oficialmente ter como sigla PARNASO), abrangendo os municípios de Guapimirim, Magé, Petrópolis e Teresópolis.

No período de maio a setembro a temporada de montanhismo é oficialmente aberta, sendo visitada principalmente pela sua mais famosa trilha: Travessia Petrópolis-Teresópolis, considerada pelos praticantes como a mais bonita do Brasil.

Porém todo o Parque Nacional da Serra dos Órgãos não se resume a apenas um roteiro, tendo toda uma gama de atrações para o público que gosta de estar em contato com a natureza.

Pensando em divulgar o lugar para quem quiser aproveitar, e conhecer, as atrações do lugar os montanhistas Waldyr Neto (autor de outro guia: Guia de Trilhas de Petrópolis) e Ernesto Viveiros de Castro (Chefe do Parque Nacional da Tijuca e que coordenava estudos de zoneamento no Parque Nacional da Serra dos Órgãos) elaboraram o livro Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de Trilhas, Cachoeiras e Montanhas.

Parque-Nacional-da-Serra-dos-Órgãos-1Com 43 roteiros inteiramente detalhados com fotos e mapas, além de importantes informações sobre tempo, distância, esforço e dificuldades técnicas a obra serve de referência para escolher os roteiros ideais para cada situação.

O livro possui também informações sobre a história do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, detalhes sobre sua fauna e flora, além de imprescindíveis dicas sobre conduta consciente do trekkeiro para sua segurança em ambientes naturais.

No guia dados fundamentais desde tópicos que elucidam como chegar ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, roteiros para visitar lugares pouco conhecidos do grande público como o Museu von Martius, Morro do Alicate, Morro Açu, Pico do Glória e até mesmo o belíssimo Circuito das Bromélias, entre muitos outros.

O livro Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de Trilhas, Cachoeiras e Montanhas é uma obra fundamental para todo trekkeiro, não importando o nível de experiência no qual se encontre, além de ser um documento indispensável para quem gosta de saber mais sobre as montanhas do Brasil.

Ficha Técnica

  • Título: Parque Nacional da Serra dos Órgãos: Guia de Trilhas, Cachoeiras e Montanhas
  • Autores: Waldyr Neto e Ernesto Viveiros de Castro
  • Edição:
  • Ano: 2008
  • Número de páginas256
  • Editora: Editoria própria dos autores

 

There are 5 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.