Livro da Semana: “One Move Too Many” – Thomas Hochholzer e Volket Schoffl

Faz parte da realidade de qualquer escalador conviver com alguma lesão no decorrer de sua dedicação ao esporte. Por ser uma atividade que exige alto rendimento quase que 100% do tempo, sobrecarregando assim musculaturas, tendões e cartilagens, é muito comum um escalador ter um histórico de lesão para contar.

Mesmo aqui na Revista Blog de Escalada abundam os artigos sobre tratamento, prevenção e identificação de lesões.

Nas últimas décadas a escalada esportiva surgiu como uma modalidade dentro dos esportes de montanha e é agora uma atividade muito organizada e de rápido crescimento.

No início dos anos 80, especialmente na Europa, a mentalidade dos escaladores em rocha mudou com o desenvolvimento de uma atividade focada na dificuldade dos movimentos e nem tanto na conquista de picos ou paredes inexploradas. Esta evolução “turbinada” teve uma natural consequência: grande número de atletas lesionados.

Buscando entender a natureza das lesões, assim como as maneiras de preveni-las os autores Thomas Hochholzer e Volket Schoffl reuniram todas as informações essenciais, assim como também listaram várias bibliografias pesquisadas, e publicaram o livro “One Move Too Many: How to Understand the Injuries and Overuse Syndromes of Rock Climbing”.

Por ser uma obra bastante abrangente, além de fundamental para quem pretende trabalhar com o público outdoor, o livro já está em sua terceira edição que, em se tratando de obras para o público montanhista, é um feito considerável.

Disciplinas como uso de esparadrapos, alongamentos, desenvolvimento muscular, sintoma de overtraining, reabilitação, anatomia básica, etc. Ambos os autores são praticantes de montanhismo e procuraram se especializar em medicina alpina e traumatologia outdoor.

O austríaco Thomas Hochholzer é médico especialista em ortopedia, cirurgia ortopédica e medicina desportiva desportiva. Sua clínica, Sport Ortho, é um dos principais centros de tratamento de atletas em todo o seu país.

Já o alemão Volker Schöffl, além de médico e especialista em medicina do esporte, é praticante de escalada, ski de montanha, corrida de montanha, ski cross country e escalada em gelo. Por seu destaque entre a comunidade de montanha é patrocinado pela Adidas Outdoor e seu centro de reabilitação Schoeffl Sportsmedicine é referência em toda a Europa.

Sem dúvida nenhuma “One Move Too Many: How to Understand the Injuries and Overuse Syndromes of Rock Climbing” é um livro imprescindível de existir na prateleira de qualquer escalador e montanhista que deseja tornar-se atleta (profissional ou amador), pois é um verdadeiro guia de longevidade do praticante.

Ficha Técnica

  • Título: One Move Too Many: How to Understand the Injuries and Overuse Syndromes of Rock Climbing
  • Autor: Thomas Hochholzer e Volket Schoffl
  • Edição:
  • Ano: 2003
  • Número de páginas: 230
  • Editora: Lochner-Verlag

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.