Livro da Semana: “On The Road”- Jack Kerouac

Todo praticante de esportes de natureza, qualquer que seja a modalidade, tem o desejo de largar tudo e seguir viagem escolhendo destinos e amigos de maneira aleatória para viver as delícias de descobrir um mundo que somente viajando descobre existir.

Apesar de não ser praticante de nenhum esporte outdoor, até mesmo porque à época o conceito não existia, o escritor Jack Kerouac tinha muita habilidade com as palavras mas não tinha vivência na vida suficiente para colocá-las em seus textos.jack-kerouak

Para isso, em companhia com seu amigo Neal Cassady realizou várias viagens nas quais atravessou os EUA de carona, sem plano de viagem nem compromisso com nenhum calendario.

Estas varias viagens reuniram várias histórias interessantes, e que quando colocadas de maneira única e singular resultou na sua obra mais conhecida, o livro “On the Road”.

Traduzido para o português como “Pé na Estrada” (Brasil) e “Pela estrada afora”(Portugal), a obra é um verdadeiro convite à viagens de mochilão.

O livro “On The Road” possui um estilo de escrita considerado revolucionário e, à época, causou muita controvérsia entre os críticos de literatura e escritores.

Também é considerado como uma ode contra o status quo e estilo “coxinha” de ser, pois pregava comportamentos fora dos padrões da sociedade, além de promover um estilo de vida considerado marginal e sem rumo.

livro-on-the-roadNarrado pelo personagem Sal Paradise (alter ego do autor)  segue sempre em ritmo acelerado, com muitas expressões idiomáticas, a obra causa estranheza a princípio mas torna-se de leitura fluida com o passar das páginas sendo devorado facilmente pelo leitor.

Logo após ao final o livro torna-se o catalizador do desejo de viagem, e dificilmente deixa de marcar a vida de quem o lê.

Até mesmo o formato da obra se refere ao público que é destinado sendo, em sua maioria, disponibilizado como “pocket book” para ser transportado em malas e mochilas.

A obra “On the Road” é fundamental para todo e qualquer pessoa que goste de viajar, não importando o estilo.

Ficha Técnica

  • Título: “On The Road” (Pé na Estrada)
  • Autor : Jack Kerouac
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2004
  • Número de páginas: 384
  • Editora :  L&PM

There are 4 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.