Livro da Semana: “No Teto das Américas” – Isabel Vieira

Para muitas pessoas o grande “vestibular” para realizar escalada em alta montanha, especialmente no Himalaia, é o Monte Aconcágua.

Seus imponentes  6.960 m de altitude o credencia a muitos adjetivos, e ao “título” de maior montanha do mundo fora do Himalaia.No-Teto-das-Americas-1

A jornalista Isabel Vieira teve a oportunidade de conhecer oito montanhistas, filiados ao Clube Alpino Paulista, que no final de 1985 foram escalar no Monte Aconcágua.

Daí nasceu a sua obra “No Teto das Américas“, livro que conta a chegada de montanhistas ao cume do Monte Aconcágua.

Todos os relatos foram feitos e coletados pelo fotógrafo Milton Shirata, que conseguiu chegar ao topo das Américas e documentar os momentos.

no-teto-das-américasPor ter sido feito e uma época de recursos de equipamentos e roupas mais limitados as que temos hoje, os feitos são mais aventureiros do que há atualmente.

Procurando agregar um pouco mais de didatismo, Isabel Vieira também incluiu ao final do livro uma curta história da escalada em alta montanha, resumo das cadeias montanhosas, assim como uma relação dos clubes de montanhismo brasileiros.

A autora já acostumada a lidar com a escrita, por ser jornalista, adotou um estilo mais sereno e sem muitos floreios ou uso excessivo de adjetivos.

Econômica em suas “liberdades artísticas”, a autora consegue chegar ao final do livro sem cansar o leitor, nem tornar a leitura tediosa.

Por ter sido escrito no início dos anos 90, é antes de tudo um documento histórico do montanhismo à época, assim como dos equipamentos e procedimentos que caíram em desuso.

Ficha Técnica

  • Título: No Teto das Américas
  • Autor : Isabel Vieira
  • Edição: 1ª
  • Ano: 1991
  • Número de páginas: 72
  • Editora : FTD

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.