Livro da semana: “Nina Caprez” – Dominik Osswald

A escaladora suíça Nina Caprez consegue sempre chamar a atenção por onde passa. Desde cedo, quando cresceu no meio das montanhas suíças em um vale chamado Prattigau, ela mostrava-se uma pessoa diferenciada. Nina é a mais nova de três filhos, ela tem um irmão e uma irmã. Seu pai morreu de uma queda fatal em uma caminhada quando ela tinha apenas três anos de idade. Começou a escalar aos 13 anos e descobriu a escalada esportiva aos 17 anos.

Aos 19 anos, ela torna-se membro da equipe nacional de escalada da Suíça. Depois de terminar o ensino médio, não sabia o que fazer da vida (como todo adolescente), decidiu deixar a “rotina” e escolheu continuar a vida como escaladora. O desejo de praticar este esporte, com todas as suas facetas, era tão forte que pode superar todos os obstáculos que encontrei para seguir seu estilo de vida.

Depois de um tempo, perdeu a motivação para as competições e começou a se concentrar cada vez mais no que era para ela era “escalada pura”. Para isso acabou viajando por todo o mundo e escalou em todos os tipos de rochas. Desde escalada em Big Walls na Patagônia e no Quirguistão, até viagens de boulder na Argentina, de psicobloc na Tailândia a escaladas esportivas por toda a Europa e América. Todas essas experiências e todos esses diferentes estilos de escalada lhe deram tanta prática, que a fez ser reconhecida como uma escaladora completa.

Através de todas essas experiências como um escaladora, encontrou meu grande desafio: quer escalar as mais difíceis vias de vários lugares do mundo. Para poder escalar uma rota difícil de várias enfiadas em um dia, vem também promovendo filmes e livros a respeito.

E esta é a intenção do autor Dominik Osswald no livro “Nina Caprez”. O livro faz parte de uma série de livros curtos pelo jornalista. O autor busca nesta série, coletar relatos diferentes, mas empolgantes, de várias pessoas que vivem de maneira diferente do normal e que raramente são destaque na mídia tradicional.

Ficha Técnica

  • Título: Nina Caprez
  • Autor: Dominik Osswald
  • Edição:
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 160
  • Editora : Kurz & Bündig

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.