Livro da semana: “Montanha Sombria” – Nick Hein

Durante o ataque ao cume do Monte Everest, escaladores que demonstram imobilidade ou sintomas como hipoxia, hipotermia, edemas cerebrais e pulmonares são deixados para trás enquanto a equipe que fazem parte continuam o caminho para o topo do mundo.

nick-heil-montanha-sombria

http://strayoutdoors.com

Em 2006, mais precisamente 15 de mais, o britânico David Sharp permanecia morto próximo ao cume do Monte Everest enquanto um grupo de quarenta outros escaladores passam por ele.

Este é o cenário que o autor Nick Hein procura estabelecer logo no início de sua obra “Montanha Sombria” com o claro objetivo de levantar uma questão: Escaladores de alta montanha deveriam abrir mão do cume para socorrer colegas incapacitados esquecendo os meses de preparação para o desafio?

Justificando a impossibilidade de resgate imediato por estarem todos no limite das forças.

Com uma escrita elegante e empolgante, Heil consegue entregar uma narrativa que agrada tanto leigos em assuntos técnicos de escalada, assim como os mais entusiasmados praticantes de alta montanha.

Mesmo abordando assuntos polêmicos como o comportamento humano em situações limite e questiona até que ponto o ser humano pode ser compassivo, solidario e ético.

Nick Hein aproveita suas habilidades de jornalista para mesclar opiniões pessoais com fatos corriqueiros de maneira discreta e nesta matemática resulta um livro interessante e entretenido para a leitura.

Ficha técnica

  • Título: Montanha Sombria
  • Autor : Nick Hein
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2012
  • Número de páginas: 280
  • Editora :  Editora Objetiva
  • Tradução: Daniel Estill

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.