Livro da Semana: “La Patagonia vendida” – Gonzalo Sánchez

Indiscutivelmente um dos lugares mais bonitos do mundo é a Patagônia, e seguramente todo praticante de esporte de natureza deve ao menos planejar uma vez na vida uma viagem até à região.

Porém assim como todos os paraísos naturais do mundo está em contante ameaça, e muitas vezes acaba por fazer parte do patrimônio de grandes corporações, assim como grupos de origem duvidosa e com objetivos não definidos.

Foto: https://desocultar.wordpress.com

Foto: https://desocultar.wordpress.com

O jornalista Gonzalo Sánchez realizou um livro de investigação contanto sem rodeios quem são os principais proprietários das terras da Patagônia.

Levantando questionamentos como “que destino espera a Patagônia”, “Seria a região um mundo à parte com leis próprias, destinada a ser refúgio para estrangeiros ricos e privilegiados?”, entre outras perguntas que traz inquietação para ecologistas e nacionalistas argentinos.

Desenvolvendo sua investigação revela em seu livro “La Patagonia Vendida” uma nova realidade para a Patagônia e quem são os vilões desta triste realidade.

la-patagonia-vendida-1Personalidades ricas como o co-fundador da marca The North Face Douglas Tompkinses (apelidado por Gonzalo de “Dono da água”), o magnata da mídia americano e fundador da CNN Ted Turner  (o qual acumula terras na procura de criar a truta perfeita), e a família Benetton a maior proprietária de terras privadas em toda a Argentina.

Todos estes abastados donos travam lutas desiguais, e muitas vezes apoiados por manobras legais, com os moradores mapuches.

Neste verdadeiro trabalho de investigação Gonzalo Sánchez descreve o presente e passado da Argentina, revelando uma triste realidade de que a Patagônia esteve sempre à venda, mesmo sendo um paraíso a ser preservado.

Pela profundidade de seu texto não é incomum o sentimento de revolta, e ao mesmo tempo resignação com a realidade de que pessoas com interesses nebulosos estejam comprando terras de um paraíso como se fossem crianças ricas em uma loja de doces.

O livro de Sánchez é de uma relevância sem igual, e deve ser leitura obrigatória em ensino médio, assim como cursos da área de humanas.

Ficha Técnica

  • Título: La Patagonia Vendida – Los Nuevos Dueños de La Tierra
  • Autor: Gonzalo Sánchez
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2006
  • Número de páginas: 288
  • Editora: Marea Editora

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.