Livro da Semana: “La Patagonia vendida” – Gonzalo Sánchez

Indiscutivelmente um dos lugares mais bonitos do mundo é a Patagônia, e seguramente todo praticante de esporte de natureza deve ao menos planejar uma vez na vida uma viagem até à região.

Porém assim como todos os paraísos naturais do mundo está em contante ameaça, e muitas vezes acaba por fazer parte do patrimônio de grandes corporações, assim como grupos de origem duvidosa e com objetivos não definidos.

Foto: https://desocultar.wordpress.com

Foto: https://desocultar.wordpress.com

O jornalista Gonzalo Sánchez realizou um livro de investigação contanto sem rodeios quem são os principais proprietários das terras da Patagônia.

Levantando questionamentos como “que destino espera a Patagônia”, “Seria a região um mundo à parte com leis próprias, destinada a ser refúgio para estrangeiros ricos e privilegiados?”, entre outras perguntas que traz inquietação para ecologistas e nacionalistas argentinos.

Desenvolvendo sua investigação revela em seu livro “La Patagonia Vendida” uma nova realidade para a Patagônia e quem são os vilões desta triste realidade.

la-patagonia-vendida-1Personalidades ricas como o co-fundador da marca The North Face Douglas Tompkinses (apelidado por Gonzalo de “Dono da água”), o magnata da mídia americano e fundador da CNN Ted Turner  (o qual acumula terras na procura de criar a truta perfeita), e a família Benetton a maior proprietária de terras privadas em toda a Argentina.

Todos estes abastados donos travam lutas desiguais, e muitas vezes apoiados por manobras legais, com os moradores mapuches.

Neste verdadeiro trabalho de investigação Gonzalo Sánchez descreve o presente e passado da Argentina, revelando uma triste realidade de que a Patagônia esteve sempre à venda, mesmo sendo um paraíso a ser preservado.

Pela profundidade de seu texto não é incomum o sentimento de revolta, e ao mesmo tempo resignação com a realidade de que pessoas com interesses nebulosos estejam comprando terras de um paraíso como se fossem crianças ricas em uma loja de doces.

O livro de Sánchez é de uma relevância sem igual, e deve ser leitura obrigatória em ensino médio, assim como cursos da área de humanas.

Ficha Técnica

  • Título: La Patagonia Vendida – Los Nuevos Dueños de La Tierra
  • Autor: Gonzalo Sánchez
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2006
  • Número de páginas: 288
  • Editora: Marea Editora

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.