Livro da semana: “Icefall” – John All e John Balzar

Assuntos sobre sobre vivencialismo, moda na primeira década passada puxada por séries espetaculosas como Bear Grills, despertam a curiosidade de muitas pessoas. De uma certa maneria ver até que ponto um ser humano, quando chega a situações extremas consegue sair da situação adversa, serve de catarse para a vida. Por isso algumas obras literárias sobre sobrevivência possuem lugar cativo na prateleira de vários montanhistas.Icefall

No ano de 2014 o montanhista e cientista John All resolveu tentar uma escalada no Himalaia quando uma queda de uma cascata de gelo aconteceu. O americano gravou grande parte de seu drama em vídeos enquanto procurava escalar para sair daquela situação. Com a queda o escalador tinha um ombro deslocado, hemorragia interna e parte de seus corpo começando a congelar o rosto por conta das baixas temperaturas. O vídeo quando divulgado tornou-se um dos virais do ano.

IcefallNo seu histórico de “roubadas” John All coleciona outros apuros como ser perseguido por uma hiena, escapar de uma avalanche, etc. Procurando reunir todas estas histórias o montanhista escreveu seu livro “Icefall: Adventures at the Wild Edges of Our Dangerous, Changing Planet”.

O livro possui históricas tão fantásticas que algumas pessoas chegaram a levantar a hipótese de várias “liberdades artísticas” por parte do escritor. Porém todos estes apuros, ou pelo menos grande parte, tiveram cobertura da imprensa e o próprio escritor possui tudo documentado.

O livro é acima de uma obra sobre montanhismo, uma coletânea de relatos de uma pessoa com muita pouca sorte e com afinidade para momentos ruins. Há nos seus relatos um convite á reflexão e incentivo à preparação técnica para que estas roubadas sejam minimizadas.

Ficha Técnica

  • Título: Icefall: Adventures at the Wild Edges of Our Dangerous
  • Autor: John All e John Balzar
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2014
  • Número de páginas: 248
  • Editora: PublicAffairs

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.