Livro da Semana: “Great Exploration Hoaxes” – David Roberts

Paralelamente à atividade de exploração, e de conquista de feitos no universo outdoor, sempre haverá um pouco de polêmica sobre qualquer realização.

Great-Exploration-Hoaxes-2

Foto: Irene Owsley/Irene Owsley Photography

Neste universo obviamente excluem-se os atores fantasiados de aventureiros que pululam no Brasil, quando após realizarem algo sem real dificuldade e importância para trabalharem de palestrantes motivacionais.

A real importância, e veracidade, de qualquer conquista exploratória possuem muito mais camadas de avaliação da comunidade como ética, dificuldade, equipamento e estratégia.

Nenhum explorador de verdade terceiriza seus esforços.

Pensando em reunir conquistas polêmicas de aventureiros, o escritor David Roberts reuniu várias histórias a respeito de exploradores em 450 anos de história que geraram polêmicas e foram contestadas energicamente pela comunidade.

Great-Exploration-HoaxesMovido pela curiosidade, tanto para aprendizado próprio quanto para mostrar que realizar uma exploração não necessariamente faz a pessoa ser explorador (muito menos “aventureira”) o autor procura focar mais nos motivos que geraram a polêmica.

Great-Exploration-HoaxesDividindo o livro em capítulos, em alguns faz as vezes de advogado do diabo, e em outras desmitifica ferozmente o explorador, realizando um trabalho investigativo e biográfico que a mídia outdoor tem deixado de lado em nome de patrocínios e anunciantes.

O livro “Great Exploration Hoaxes” é uma obra reveladora da natureza humana, intercalando diversão e provocação ao mesmo tempo em histórias de Dr Frederick Cook (Diz ser o primeiro a chegar ao Polo Norte) , Robert Peary (o primeiro a chegar de fato ao Polo Norte), Almirante Byrd (aviador e explorador) , Donald Crowhurst (volta ao mundo) e outros.

Na obra David Roberts apenas foca na veracidade ou não de histórias de exploração, não propriamente na real grandiosidade de fatos, o que deixa o livro com cara de um volume para muitas edições. O que na realidade não acontece.

Mesmo assim é uma leitura interessante e que levanta questões importantes sobre exploradores e sua reputação adquirida de maneira falsa, na eterna busca por notoriedade para a fogueira de vaidades que é o universo outdoor.

Ficha Técnica

  • Título: Great Exploration Hoaxes
  • Autor: David Roberts
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2001
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Random House Publishing Group

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.