Livro da Semana: “Free Spirit: A Climber’s Life” – Reinhold Messner

Na literatura de montanha existem muitos livros considerado indispensáveis e obrigatórios, por isso muito provavelmente todo material produzido pelo montanhista Reinhold Messner é merecedor destes adjetivos. Messner, junto com Peter Habeler, foi o primeiro a escalar o Everest sem utilizar oxigênio suplementar no ano de 1978. Dois anos depois conseguiu estabelecer outro feito impressionante: primeira pessoa a escalar o mesmo Monte Everest (que na época não era a Meca de turismo de pseudo-montanhistas) em solitário, também sem oxigênio suplementar dois anos depois. Este feito é considerado por quem tem o montanhismo como filosofia de vida o maior feito do montanhismo em todos os tempos.

Foto: Joern Haufe | http://diepresse.com/

Foto: Joern Haufe | http://diepresse.com/

No mesmo ano de 1978 ele foi também escalou em solitário outra montanha de oito mil metros de altitude em solitário o Nanga Parbat (9º montanha mais alta do mundo, com 8.125 m de altitude) e uma das montanhas mais mortíferas do Himalaia com uma percentagem de 28% entre tentativas de acesso e acidentes mortais.

O livro “Free Spirit: A Climber’s Life” é um abordagem mais intimista e mais filosófica do montanhista com relação à escalada em si. Por isso o livro teve uma revisão editorial por parte do autor em 2015 (o livo foi publicado originalmente em 1998), ganhando aproximadamente mais 30 páginas de conteúdo atualizado.

Free-Spirit-A-Climber-s-Life-1Reinhold Messner descreve as forças e eventos que o moldaram como um escalador famoso por sua disciplina assim como sua paixão pela inovação e explica de maneira simples que procurou ampliar o conceito de escalada livre para o montanhismo e escalada de alta montanha. Na obra Messner descreve com riqueza de detalhes suas primeiras escaladas (aos cinco anos de idade) com seu pai até a trágica morte de seu irmão durante escalada no Nanga Parbat em 1970.

No livro, de maneira emocionante, relata porque se distanciou dos picos superlotados nos Alpes e as ascensões de picos de 8.000 metros de altitude, que estava tornando-se o patético circo comercial que o Everest é atualmente, para enfrentar desafios em partes menos conhecidas do mundo como a Antártida, quando conseguiu atravessar a extensão do continente gelado. Por cada descrição, e opinião emitida a respeito de si e aspectos da vida “Free Spirit: A Climber’s Life” é um relato sobre sua carreia emocionante, até mesmo para quem não é montanhista.

Não é impossível, portanto, que todos os pseudo-montanhistas como apresentadores de TV, palestrantes motivacionais e até mesmo exploradores do turismo predatório do Everest, sintam vergonha de si mesmo a cada passagem de Reinhold Messner na montanha e discorre sobre seus pensamento a respeito destas mesmas pessoas.

Ficha Técnica

  • Título: Free Spirit: A Climber’s Life Revised Edition
  • Autores: Reinhold Messner
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2014 (1º Edição 1998)
  • Número de páginas: 288
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.