Livro da Semana: “Eruption” – Steve Olson

No ano de 1980 jornalistas, cientistas, turistas e residentes locais reportaram vários incidentes no Monte Santa Helena (conhecido em inglês como Mount St. Helens – 2.549 m) um vulcão ativo localizado no estado americano de Washington. A erupção ficou conhecida como a mais destrutiva (economicamente falando) da história dos EUA.

Foto: http://www.oregonlive.com/

Foto: http://www.oregonlive.com/

Nos dados da destruição são contabilizados 57 pessoas mortas e uma devastação de pontes, estradas de ferro e ferrovias. A erupção foi desencadeada por um terremoto de magnitude 5.1 na escala Ricther (A escala logarítmica vai até valor 10) e reduziu a altitude da montanha de 2.950 m para 2.549 m. A erupção do Monte Helena foi a única erupção significativa a ocorrer nos Estados Unidos desde a erupção do Monte Lassen, na Califórnia, em 1915.

Inevitavelmente o evento marcou a história dos EUA de maneira profunda com várias teorias controversas a respeito dos eventos naturais que culminaram no evento. Motivado em elucidar para várias pessoas o que na verdade aconteceu na erupção o escritor Steve Olson procurou escrever o livro “Eruption: The Untold Story of Mount St. Helens“, uma obra que combina escrita sobre ambientes outdoor, jornalismo investigativo e descrição histórica dos fatores que mudaram a vida dos cientistas americanos especializados em vulcão. O resultado é um livro intenso que denuncia o descaso de autoridades, corrupção de políticos e certo desconhecimento de vulcanologistas a respeito do incidente.

livro-eruption-3Utilizando várias histórias, que variam desde a sua vida pessoal até mesmo de pessoas que viveram intensamente a tragédia, Olson consegue prender a atenção do leitor até o final. Entretanto a sua obsessão frenética de querer encontrar culpados para um fenômeno natural acaba ofuscando um pouco a objetividade e lucidez em vários aspectos da obra. O autor esquece, por exemplo, de que a força da natureza pode ser estudada, prevista mas nunca mensurada com exatidão.

Mesmo assim as investigações de Steve Olson traz a tona várias denúncias de comportamento humano que faz com o leitor reflita sobre o quão sombrio pode ser o ser humano em situações extremas. O autor ainda consegue “provar” que as 57 pessoas mortas na erupção sequer sabiam antecipadamente o que estava por acontecer.

Com oito mapas e diversas ilustrações o autor não mediu esforços para colocar o leitor dentro de todo o cenário. “Eruption” não é um livro de grandes aventuras em montanhas desconhecidas, entretanto é uma obra que mostra o quanto estamos indefesos diante da força da natureza e, à sua maneira, como somos ainda incapazes de compreendê-la.

Ficha Técnica

  • Título: Eruption – The Untold Story of Mount St. Helens
  • Autor : Steve Olson
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 320
  • Editora: W. W. Norton & Company

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.