Livro da Semana: “Deixado para morrer” – Beck Weathers

O ano de 1996 ficou marcado, até então, pela tragédia no Monte Everest na qual morreram oito escaladores em uma tentativa fracassada de ataque ao cume.

Presente na tragédia Beck Weathers, junto com um grupo de montanhistas, estava pronto para escalar o monte Everest, após longos meses de preparação, quando o grupo foi surpreendido por uma tempestade de neve.deixado-para-morrer-2

A tempestade fez com que a temperatura caísse para -51ºC tornando a possibilidade de conseguir sair vivo dessa aventura pouco provável.

No livro “Deixado para Morrer”, Beck narra a sua experiência de maneira completa, descrevendo desde detalhes sobre a preparação física até os momentos desesperadores em que se viu perdido, quase cego e com as mãos congeladas, sem poder comer ou beber água na montanha.

Enquanto muito se da destaque, às vezes exagerado e injustificável ao livro “No Ar Rarefeito” de Jon Krakauer, a obra de Beck Weathers mostra um outro lado da história da tragédia, com detalhes mais interessantes e muito menos fantasiosos.

Sempre adotando um estilo mais descritivo, e menos fantasioso e acusativo (com muitas a acusações injustas diga-se) que Krakauer, Weathers ilustra de maneira envolvente a sua luta pela vida, e em como nunca deixou de desistir de viver.

deixado-para-morrer-1Muito mais do que ser mais uma obra para a tragédia de 1996, “Deixado Para Morrer” é sem dúvida um relato do ocorrido que possui uma carga emocional pouco vista em livros sobre o Everest, sem apelar em nenhum minuto para sentimentalismo e clichês.

Pela qualidade, e por ser muito fiel ao acontecido, a obra de Beck Weathers serviu de referência para a realização do roteiro do filme “Evereste”.

Para quem pensa que tudo foi flores após escapar da tragédia, em consequência do congelamento Weathers teve parte de seu braço direito amputado pouco abaixo do cotovelo, assim como todos os dedos de sua mão esquerda e partes de ambos os pés.

Seu nariz foi amputado, e posteriormente reconstruído com tecidos de duas orelhas e testa.

Ficha Técnica

  • Título: Deixado para morrer
  • Autor: Beck Weathers e Stephen G. Michaud
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2000 (Edição brasileira 2015)
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Editora Intrínseca
  • Tradução: Catharina Pinheiro

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.