Livro da semana: Crag Survival Handbook – Matt Samet

livro_da_semana_crag_survival_capa

Assunto recorrente em listas de discussão, grupos em redes sociais e conversas em rodas de amigos, o comportamento inadequado de alguns escaladores nos locais de escalada é constante.

Foto: http://www.bookwormofedwards.com

Foto: http://www.bookwormofedwards.com

Desde o uso de utilização de músicas em volume alto até mesmo realizar as necessidades fisiológicas próximo às vias de escalada a lista de incidentes é extensa.

Junto desta lista está uma infinidade de procedimentos básicos e essenciais de segurança que muitas vezes são negligenciados pelos escaladores e seguradores.

Geralmente o infrator utiliza a frase “mas onde está escrito que não posso fazer isso”, e opta por sair pela tangente adotando a postura do “João sem braço”.

Pensando em realizar algo para que servisse de guia de “como se comportar” (ou como não se acidentar de maneira boba), o americano Matt Samet elaborou seu livro: “Crag Survival Handbook”.

Em linhas gerais o livro é um guia de comportamento e procedimentos a seguir em um local de escalada.

livro_da_semana_crag_survivalNão importando se é de Boulder, escalada esportiva ou tradicional, o livro procura abortar todas as situações possíveis.

O livro opta também por abordar procedimentos básicos de escalada como uso do grigri, equalização, ancoragem de segurança e assim por diante.

Sabendo da importância da obra, que a torna quase obrigatória para escaladores de todos os níveis.

A editora do livro adotou ainda uma postura admirável: se algum ginásio ou clube de escalada estiver interessado em adquiri o livro, enviam gratuitamente bastando entrar em contato

Caso tenha curiosidade de ler um capítulo, está disponível aqui.

Ficha Técnica

  • Título: Crag Survival Handbook: The Unspoken Rules of Climbing
  • Autor : Matt Samet
  • Edição: 1a.
  • Ano: 2013
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Mountaineers Books

Onde Comprar

http://www.mountaineersbooks.org/

 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.