Livro da semana: “Conditioning for Climbers” – Eric Horst

Para praticar escalada é necessário estar em forma, e isso é um fato incontestável. Obviamente haverá pessoas que insistirão em citar exemplos de “exceções” (que curiosamente somente elas conhecem) para chancelar alguma mentira que ele deseja repetir a si mesmo. Mas uma verdade é incontestável: para praticar a escalada é imprescindível ter bom condicionamento físico. Não é necessário, claro, estar no pico da forma física, mas não pode ser sedentário tampouco.

Para ter bom condicionamento físico, há diversas estratégias, pois não somente em um ginásio de escalada é possível estar condicionado para o esporte. Por isso que muitas pessoas investem em adaptações de suas moradias, como fingerboard e outros similares, para condicionar-se para a escalada. Mas uma pergunta fica no ar sempre: como preparar-se fisicamente para a prática da escalada? A resposta a esta pergunta foi feita milhões de vezes ao autor de livros de escalada Eric Horst. Atualmente Horst é um dos mais respeitados treinadores de escalada dos EUA e do mundo. Por suas pesquisas, além do conhecimento técnico, já atuou como consultor do tema em centro de pesquisa universitária de seu país.

Ao contrário de muitos de sua geração, que tiveram aprendizado empírico e baseado no método de “tentativa e erro”, o escalador americano procurou entender cientificamente como deve ser o treinamento de escalada. Escalador desde os 13 anos de idade, quando seu irmão o introduziu ao esporte, também praticou vários outros esportes. Dentre estas modalidades experimentadas pelo americano, se destacou no baseball. Porém após ler a biografia do escalador John Gill (Master of Rock, escrita por Pat Ament), Hörst ingressou nos treinamentos de ginástica olímpica que existia em seu colégio. Lá especializou-se nas argolas (exercícios os quais são fundamentais para escaladores), quando surgiu o seu interesse em treinamento para escalada.

Inspirado por este conhecimento que escreveu na década de 1990 seus livros mais famosos: How To Climb 5.12 (1997), Training For Climbing (2002) e Flash Training (1994). Além disso Eric Hörst é consultor da empresa Nicros (especializada na construção de muros e produtos de treinamento). Porém nesta obra “Conditioning for Climbers”, o autor procura sintetizar o conhecimento de treinamento de escalada para quem deseja apenas estar em forma, mas não necessariamente chegar a escalar a via mais difícil do mundo.

Para quem procura conhecer mais sobre o assunto, “Conditioning for Climbers” é uma excelente referência para monitores de academias, entusiastas do esporte e, claro, para quem estuda o tema nas universidades de Educação Física.

Ficha Técnica

  • Título: Conditioning for Climbers
  • Autor: Eric Horst
  • Edição:
  • Ano: 2008
  • Número de páginas: 224
  • Editora: Falcon Guides

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.