Livro da Semana: “Chasing the Ephemeral” – Simon Richardson

No universo britânico da escalada é relativamente fácil assumir que todos os escaladores se conhecem, ao menos de vista, e que todos os lugares do Reino Unido já foram explorados por eles. Todos os projetos, vias favoritas e até mesmo o que comem no café da manhã é sabido por quem faz parte deste universo.

Foto: Simon Richardson

Mas há, entretanto, um pequeno grupo de praticantes de escalada que fica fora do radar das “mídias sociais” (onde “heróis” surgem do nada por conta de motivos discutíveis sob o aplauso dos seguidores) e que realizam escaladas desafiadores e fora do “padrão selfie”. Estas pessoas “low profile” escolhem o isolamento e dedicam horas e horas de seu tempo desenvolvendo vias que dificilmente atingirão uma segunda ou terceira ascensão tão cedo.

Uma destas pessoas é o escocês Simon Richardson, residente no interior da Escócia, e, aparentemente, um pacato pai de família com esposa, dois filhos e seus animais de estimação.

O escalador é fundador do popular site scottishwinter.com e responsável por mais de 600 vias invernais e várias primeiras ascensões alpinas que levam seu nome em uma carreira de 35 anos de idade. Estar no lugar certo e na hora certa é um fator obrigatório quando se trata de da temporada invernal escocesa de escalada.

Exatamente por isso Richardson criou o guia para ajudar quem também queira se aventurar a realizar estas escalada. Na obra há uma análise detalhada de estratégia e táticas para as necessidades particulares de cada escalador, todas levando em conta as peculiaridades de tempo e relevo escoceses. O auto sugere ainda 200 rotas alternativas, histórico completo que incluem descritivos de outros escaladores.

O livro “Chasing the Ephemeral”  é uma obra interessante de se ler (não existe cópia traduzida para o português), especialmente para quem pretende saber mais sobre alpinismo extremo. Desta maneira Simon Richardson cunhou uma excepcional fonte de informações sobre logística e análise de montanha que não existe em grande quantidade no mercado.

Ficha Técnica

  • Título: Chasing the Ephemeral: 50 Routes for a Successful
  • Autor: Simon Richardson
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2016
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Mica Publishing

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.