Livro da semana: “As oito montanhas” – Paolo Cognetti

Para muitos a amizade verdadeira não é ser inseparável. É estar separado e nada mudar. Isso porque não são as coisas bonitas que marcam nossas vidas, mas sim as pessoas que têm o dom de jamais serem esquecidas. Vencedor do Prêmio Strega (o mais prestigiado prêmio literário italiano concedido anualmente desde 1947), o livro “As oito montanhas” conta uma história de amizade e amadurecimento sobre as relações que determinam nossos caminhos, lembranças e personalidade.

O autor da obra, o italiano Paolo Cognetti, buscou nas paisagens alpinas a inspiração para seu livro, para contar a história de Pietro e Bruno. O primeiro, com experiência da cidade e do mundo, e o segundo verdadeiro “bicho da montanha” que, segundo em suas próprias palavras esteve uma vez em em uma cidade grande e não gostou, alegando que lá existia demasiada gente.

Foto: https://www.comunidadeculturaearte.com/

No decorrer da história fica evidente que é uma amizade que se constrói sem a necessidade de muitas palavras, tendo a montanha como pano de fundo e até mesmo de personagem coadjuvante. A obsessão do pai de Pietro pelos cumes das montanhas, marcará o destino dos dois amigos.

Pietro e Bruno acabam herdando um desafio: recuperarem juntos uma casa em ruínas, acima de um lago, Um lugar remoto que não há nem eletricidade nem turistas. O título do livro “oito montanhas” nasce de uma história contada por um velho no Nepal. A história acaba sendo a coluna central da história e amarra toda a obra.

O ponto forte da obra, e às vezes o ponto fraco, é a preocupação de Paolo Cognetti em prender-se a muitos detalhes sobre a montanha. Para quem é montanhista e sabe apreciar estes detalhes, irá apreciar muito este aspecto. Mas para quem não é muito afeito tanto à montanha, quanto ao montanhismo, poderá achar penoso e tedioso.

Antes do livro sequer ser publicado, foi a grande sensação na Feira do Livro de Frankfurt de 2017, sendo vendido para 30 países. Neste ano de 2018 foi indicado para o prêmio de literatura do Banff Mountain Book na categoria Mountain Fiction & Poetry.

O autor contou em entrevistas a veículos de imprensa que curou uma depressão que sofria quando optou a ir morar nas montanhas no norte de seu país. Há anos divide-se entre a cidade e um chalé a dois mil metros de altura, publicou diversos livros, entre eles um diário de suas expedições à montanha.

Ficha Técnica

  • Título: As oito montanhas
  • Autor: Paolo Cognetti
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2018
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Editora Intrinseca

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.