Livro da semana: “As oito montanhas” – Paolo Cognetti

Para muitos a amizade verdadeira não é ser inseparável. É estar separado e nada mudar. Isso porque não são as coisas bonitas que marcam nossas vidas, mas sim as pessoas que têm o dom de jamais serem esquecidas. Vencedor do Prêmio Strega (o mais prestigiado prêmio literário italiano concedido anualmente desde 1947), o livro “As oito montanhas” conta uma história de amizade e amadurecimento sobre as relações que determinam nossos caminhos, lembranças e personalidade.

O autor da obra, o italiano Paolo Cognetti, buscou nas paisagens alpinas a inspiração para seu livro, para contar a história de Pietro e Bruno. O primeiro, com experiência da cidade e do mundo, e o segundo verdadeiro “bicho da montanha” que, segundo em suas próprias palavras esteve uma vez em em uma cidade grande e não gostou, alegando que lá existia demasiada gente.

Foto: https://www.comunidadeculturaearte.com/

No decorrer da história fica evidente que é uma amizade que se constrói sem a necessidade de muitas palavras, tendo a montanha como pano de fundo e até mesmo de personagem coadjuvante. A obsessão do pai de Pietro pelos cumes das montanhas, marcará o destino dos dois amigos.

Pietro e Bruno acabam herdando um desafio: recuperarem juntos uma casa em ruínas, acima de um lago, Um lugar remoto que não há nem eletricidade nem turistas. O título do livro “oito montanhas” nasce de uma história contada por um velho no Nepal. A história acaba sendo a coluna central da história e amarra toda a obra.

O ponto forte da obra, e às vezes o ponto fraco, é a preocupação de Paolo Cognetti em prender-se a muitos detalhes sobre a montanha. Para quem é montanhista e sabe apreciar estes detalhes, irá apreciar muito este aspecto. Mas para quem não é muito afeito tanto à montanha, quanto ao montanhismo, poderá achar penoso e tedioso.

Antes do livro sequer ser publicado, foi a grande sensação na Feira do Livro de Frankfurt de 2017, sendo vendido para 30 países. Neste ano de 2018 foi indicado para o prêmio de literatura do Banff Mountain Book na categoria Mountain Fiction & Poetry.

O autor contou em entrevistas a veículos de imprensa que curou uma depressão que sofria quando optou a ir morar nas montanhas no norte de seu país. Há anos divide-se entre a cidade e um chalé a dois mil metros de altura, publicou diversos livros, entre eles um diário de suas expedições à montanha.

Ficha Técnica

  • Título: As oito montanhas
  • Autor: Paolo Cognetti
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2018
  • Número de páginas: 256
  • Editora: Editora Intrinseca

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.