Livro da semana: “Altitude Illness: Prevention & Treatment” – Stephen Bezruchka

Caso alguém pergunte qual o principal fantasma que habita maioria dos escaladores praticantes de alta montanha, certamente a resposta é a aclimatação ao lugar.

Foto: http://www.washington.edu

Foto: http://www.washington.edu

Em termos práticos a aclimatação é a amortização dos efeitos do que cientificamente é chamado de “mal de altitude”, e caso não seja respeitado os procedimentos adequados o praticante pode vir a morrer.

Procurando cobrir todos os tópicos para o tratamento do mal de altitude o médico Stephen Bezruchka escreveu aquele que é considerado a bíblia do praticante de escalada em alta montanha : “Altitude Illness: Prevention & Treatment”.

Sem se preocupar em tecer histórias, nem perder muito tempo com citações de cases, o autor procura ser o mais direto ao ponto e sem rodeios.

altitide-illness-1“Altitude Illness: Prevention & Treatment ” é sem sombra de dúvida a mais completa informação existente no assunto para a prevenção do mal de altitude, assim como da preparação para enfrentar altas montanhas.

O livro cobre tópicos importantes como reconhecimento e tratamento dos sintomas, incluindo na lista dicas fundamentais para socorro a edemas pulmonares e cerebrais.

Por possuir linguagem direta é indicado a iniciantes.

Na segunda edição da obra há a abordagem em como certas drogas reagem em altitude, além de uma seção exclusiva de fontes fidedignas para consulta na internet sobre o assunto.

Ficha Técnica

  • Título: Altitude Illness: Prevention & Treatment
  • Edição: 2a.
  • Ano: 2005
  • Número de páginas: 160
  • Editora: Mountaineers Books

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.