Livro da Semana: “A influência do Comportamento da Vítima nas operações de busca e salvamento terrestre” – Sergio de Oliveira Netto

Praticar atividades de montanha possui um risco inerente de acontecer algum imprevisto, e em alguns casos um resgate é necessário.

resgate

Foto: Rodrigo Patrícia Phillips

Dependendo do lugar não somente pessoas de boas intenções podem realizar um resgate, e sim profissionais com treinamento específico de sobrevivência e busca em lugares remotos.

Acidentes que requer este tipo de resgate específico não faltam: Bernardo Collares na Patagônia, Ricardo “Rato” Baltazar no Rio Grande do Sul são alguns dos exemplos cristalinos deste tipo de necessidade especial.

Já especializado em este tipo de procedimento, o autor Sérgio de Oliveira Netto, reúne nesta obra recém lançada uma análise da influência que o comportamento da vítima pode ter nas operações de busca e salvamento terrestre em regiões de montanha, mata e floresta.

operacoes-de-busca-e-salvamentoPara aumentar a probabilidade da localização da vítima são levadas em conta avaliações comportamentais que levam como referência a atividade que a vítima esteja praticando.

A partir destas avaliações é possível estabelecer estratégias mais eficientes que visam aumentar as possibilidades de uma missão de resgate bem sucedida.

Com pouco mais de 80 páginas, o autor procurou dar toques de requinte na obra utilizando papel de alta qualidade, imagens coloridas, miolo costurado (apropriado a ser levado para operações de campo).

O livro, apesar de bem completo, também é um complemento de outra obra do autor:  “Rastreamento Humano em Operações de Busca e Salvamento”, o qual é considerado a obra-referência sobre o assunto no Brasil.

Ficha Técnica

  • Título: “A influência do Comportamento da Vítima nas operações de busca e salvamento terrestre”
  • Autores: Sergio de Oliveira Netto
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2015
  • Número de páginas: 82
  • Editora: Editoria própria do autor

Para comprar o livro entre em contato: humanorastreamento@gmail.com

busca-e-salvamento-areas-remotas

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.