Livro da Semana: “A escalada brasileira” – Antonio Paulo Faria

A escalada e o montanhismo, esportivamente falando, são atividades recentes no Brasil. Por este “despertar tardio” de popularidade com relação a outras atividades a prática de escalada no Brasil teve várias interpretações pessoais e adaptações que até hoje ecoa entre os escaladores.

Até mesmo a graduação das vias de escalada são motivos de discussões acaloradas entre os praticantes que a contestam constantemente. Não somente a graduação brasileira, que na realidade é apenas uma releitura da graduação francesa, como também a maneira de pensar e praticar o esporte são muito particulares no país.

Abrindo um psicobloc no Hawaii, em 2011 | Foto: Acervo Pessoal Antonio Paulo Faria

Uma das pessoas que assistiu de camarote todo este florescer da escalada como prática esportiva, além de vivenciá-la, é o escalador carioca Antonio Paulo Faria. Sempre observador e crítico das extravagâncias particulares da escalada, Antônio Paulo já tinha escrito um livro sobre o montanhismo brasileiro.

Como o espaço de seu primeiro livro ficou muito reservado ao montanhismo, o autor resolveu voltar a elaborar uma obra dedicada somente à escalada e sua história no Brasil. No livro “A escalada brasileira” o autor narra, sob seu ponto de vista, a evolução do esporte no país e como a atividade amadureceu e evoluiu ao longo dos anos. Toda esta evolução é analisada por meio de um processo crítico sem abrir mão da ironia e do bom humor.

Boa parte do livro é baseado em histórias coletadas por Antônio Paulo, que destaca bastante os protagonistas, que contém contornos fantasiosos, apesar de serem todas reais. Boa parte da obra é uma retrospectiva crítica das pequenas decisões burocráticas e práticas que a escalada brasileira teve ao longo de sua prática.

Apesar de ser sobre escalada, não é um livro dedicado à parte técnica, com ensinamentos sobre a prática da escalada, mas uma maneira de refletir sobre o modus vivendi do escalador brasileiro.

Ficha Técnica

  • Título: A escalada brasileira
  • Autor: Antonio Paulo Faria
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 384
  • Editora: Companhia de Escalada

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.