Livro da Semana: “A escalada brasileira” – Antonio Paulo Faria

A escalada e o montanhismo, esportivamente falando, são atividades recentes no Brasil. Por este “despertar tardio” de popularidade com relação a outras atividades a prática de escalada no Brasil teve várias interpretações pessoais e adaptações que até hoje ecoa entre os escaladores.

Até mesmo a graduação das vias de escalada são motivos de discussões acaloradas entre os praticantes que a contestam constantemente. Não somente a graduação brasileira, que na realidade é apenas uma releitura da graduação francesa, como também a maneira de pensar e praticar o esporte são muito particulares no país.

Abrindo um psicobloc no Hawaii, em 2011 | Foto: Acervo Pessoal Antonio Paulo Faria

Uma das pessoas que assistiu de camarote todo este florescer da escalada como prática esportiva, além de vivenciá-la, é o escalador carioca Antonio Paulo Faria. Sempre observador e crítico das extravagâncias particulares da escalada, Antônio Paulo já tinha escrito um livro sobre o montanhismo brasileiro.

Como o espaço de seu primeiro livro ficou muito reservado ao montanhismo, o autor resolveu voltar a elaborar uma obra dedicada somente à escalada e sua história no Brasil. No livro “A escalada brasileira” o autor narra, sob seu ponto de vista, a evolução do esporte no país e como a atividade amadureceu e evoluiu ao longo dos anos.

Toda esta evolução é analisada por meio de um processo crítico sem abrir mão da ironia e do bom humor.

Boa parte do livro é baseada em histórias coletadas por Antônio Paulo, que destaca bastante os protagonistas, que contém contornos fantasiosos, apesar de serem todas reais. Boa parte da obra é uma retrospectiva crítica das pequenas decisões burocráticas e práticas que a escalada brasileira teve ao longo de sua prática.

Apesar de ser sobre escalada, não é um livro dedicado à parte técnica, com ensinamentos sobre a prática da escalada, mas uma maneira de refletir sobre o modus vivendi do escalador brasileiro.

Ficha Técnica

  • Título: A escalada brasileira
  • Autor: Antônio Paulo Faria
  • Edição: 1ª
  • Ano: 2017
  • Número de páginas: 384
  • Editora: Companhia de Escalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.