Livro da Semana: “A Escalada” – Anatoli Boukreev

Toda pessoa possui um talento nato para uma determinada tarefa, e isso se aplica a Anatoli Boukreev, pois era um dos maiores escaladores de alta montanha da sua época quando morreu em decorrência de uma avalanche durante uma escalada.anatoli-boukreev

Sua morte aconteceu posteriormente a Boukreev ter contado histórias que o escritor G. Weston DeWalt que cunhou uma das maiores obras sobre o esporte de toda a história: “A Escalada – A Verdadeira História da Tragédia no Everest”.

O montanhista adquiriu toda sua fama quando esteve presente em uma temporada de escaladas no Everest em 1996, como guia de uma expedição comercial (leia-se turismo do Everest).

Naquele ano seis pessoas morreram em uma única noite, considerada até então uma tragédia sem precedentes na história do montanhismo mundial. Esta tragédia foi cercada de polêmicas e discussão sobre o turismo do Everest.

a-escalada-everestA mesma discussão que existe até hoje que sustentam todo um circo midiático que cria “personalidades” e pseudo-palestrantes motivacionais catapultados por agentes, e até mesmos sites de internet sem nenhuma credibilidade, seriedade e profissionalismo.

Pois o apelo de chegar “ao topo do mundo” parece ficar ótimo em qualquer panfleto ou páginas de sites e revistas.

O livro é uma resposta direta e endereçada a uma personalidade que capitalizou, e muito, a fama através do relato da tragédia: o jornalista americano Jon Krakauer.

Krakauer criticou claramente Broukreev, levantando questionamentos sobre o profissionalismo e ética do montanhista, mesmo ele tendo arriscado a vida para salvar outras pessoas que estavam sob perigo.

O resgate o qual Anatoli realizou no Everest lhe valeu um reconhecimento mundial pela comunidade de escalada além de prêmios por sua ética e bravura.

O livro é direto e sem rodeios, e coloca sob uma lupa todo o jogo sujo do montanhismo de turismo do Everest, além de até mesmo meditar sobre nossa vida urbana cotidiana.

Questiona constantemente se estes caçadores de fama através do Everest deveriam estar lá, e se poderiam utilizar o rótulo de montanhistas de fato.

“A Escalada” é um livro obrigatório a toda e qualquer pessoa que aprecia montanhismo, éticas e, principalmente, quem deseja saber uma dura verdade sobre os palestrantes motivacionais que sobem a montanha sendo carregados nas costas dos Sherpas.

Ficha Técnica

  • Título: A Escalada – A Verdadeira História da Tragédia no Everest
  • Autor: Anatoli Boukreev e G. Weston DeWalt
  • Edição: 1a.
  • Ano: 2009
  • Número de páginas: 320
  • Editora: Gaia Editora

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.