Saiba quais são os 10 livros mais prestigiados sobre construção e viagens de motorhome

O jornalista brasileiro Milton Neves é reconhecidamente o rei dor merchans (propagandas inseridas durante o conteúdo esportivo). Por causa deste tipo de comportamento, aliado a uma provocação constante ao telespectador, Neves é amado por muitos e também odiado. O jornalista tem uma teoria interessante a respeito sobre propaganda: A tese da galinha.

A tese cunhada por Milton Neves declara que “a galinha dominou o mercado do mundo porque ela bota o ovo e logo em seguida grita e berra em todos os cantos”. Por este motivo, avisa, todos compram em massa os seus ovos, por conta desta propaganda. Outros animais, segundo a sua teoria, que também botam ovo como a pata, a avestruz fêmea, com produtos maiores e mais nutritivos não são os favoritos do mercado.

Portanto um produto, mesmo não sendo melhor que algum outro, obtém mais prestígio por conta da propaganda implícita e explícita na mídia. Muitos jornalistas ajudam amigos e apadrinhados publicando fatos noticiosos exagerando feitos que na verdade nem existem. A este tipo de lembrança de algo como referência como prestígio.

Exatamente por isso que algumas obras são mais lembradas que outras: divulgação, relevância e qualidade de seu conteúdo. Foi exatamente isso que foi levado em conta para listar os 10 livros sobre construção e viagens de motorhome. Todos os autores, assim como as suas editoras, souberam divulgar em todos os cantos a sua existência, fazendo com que aparecessem mais que outras que, pelo menos em teoria, seriam mais completas.

Kombi Motorhome – Passo a passo

Apaixonado pelo veículo, o brasileiro Murilo que, em suas próprias palavras, “Cansei de tudo isso e literalmente taquei o foda-se pra tudo”. Após quase um ano de pesquisas e estudos construiu seu projeto de motorhome. Para adaptá-lo corretamente investiu mais de R$ 5.000 em todos os itens.

Assim que terminou a sua construção decidiu compartilhar o conhecimento adquirido no período. A partir do material pesquisado, além de ter adquirido a experiência, nasceu seu livro “Kombi Motorhome – Passo a passo”. O formato escolhido pelo autor foi do e-book para facilitar não somente a leitura, mas também a aquisição dos interessados.

Com 60 páginas o e-book pode ser adquirido aqui: https://kombidejah.wordpress.com

Uma viagem de Kombi ao deserto de Ushuaia

O brasileiro Virginio Cordeiro de Mello resolveu viver uma aventura bem diferente: viajar em uma Kombi desde a porta de sua casa até a Tierra del Fuego, na Argentina. A viagem, de aproximadamente 5.700 km (somente a ida), sairia desde Petrópolis, cidade do estado do Rio de Janeiro, até Ushuaia, cidade que ostenta o título de “fim do mundo”.

A viagem, que no total foi de 12.600 km, passou pelas cidades de Petrópolis, Paraty, Santos, Curitiba, Vacaria, Missões, Uruguaiana, Paso de los Libres, Buenos Aires, Carmem de Pataganes, Puerto Madryn, Comodoro Rivadavia, Porto Descado, San Julian, Calafate, Rio Gallegos e Ushuaia.

Mais detalhes: https://blogdescalada.com

Guide to Van Life

Os canadenses Mat Dubé e Danielle Chabassol, que mantêm o site e canal do youtube “Exploring Alternatives” são reconhecidos por toda a comunidade de pessoas que adotaram a “Van Life” (moradia em um furgão) como dos mais importantes expoentes neste tipo de conteúdo. Periodicamente publicando vários tipos de motorhomes em seu canal, além de também incentivar a montagem e adoção do estilo de vida, Dubé e Chabassol procuram também viabilizar seu sustento.

O casal elaborou seu eBook “Guide to Van Life”, que traz ensinamentos preciosos que vão desde o processo de montagem do seu Motorhome até como adaptar-se a uma vida somente morando nele. Junto com o livro há a possibilidade de ter acesso a vídeos tutoriais, que totalizam 4 horas, que ensinam os segredos de um motorhome.

Mais detalhes: https://blogdescalada.com

Van Life, Your Home on The Road

A hashtag #vanlife era um trocadilho em relação à tatuagem do rapper Tupac (músico americano conhecido por músicas que falavam sobre violência, miséria nos guetos, racismo e problemas da sociedade) que dizia “thug life”. Ao menos em seu íntimo, Foster Huntington acreditava que Van Life poderia ser o equivalente às pessoas desiludidas com a vida ultra-capitalista que leva e, desta maneira, buscar algo alternativo que faça um significado. Sete anos depois e com um milhão de seguidores, quase todos seus posts do Instagram possuem esta hashtag.

Neste final de ano, Foster Huntington está lançando seu segundo livro:”Van Life, Your Home on The Road” é uma coletânea de veículos que ele encontrou na estrada, com um breve resumo da vida de seus proprietários. Indiscutivelmente é um livro imperdível para quem gosta do tema e procura ter referências não somente de veículos, mas também saber o que levou pessoas a adotar este estilo de vida. Os veículos foram fotografados ao longo de todas as viagens que o autor realizou de 2013 até hoje, contendo fotos de seus interiores e de seus proprietários.

Mais detalhes: https://blogdescalada.com

How to live in a van and travel

O americano Mike Hudson, que também autor do igualmente popular “From Van to Home”, tem em seu livro “How to live in a van and travel” uma introdução interessante ao universo vanlife. Na obra o autor procura mostrar passo a passo como é a escolha do veículo, os principais cuidados no projeto e quais os materiais indicados.

No livro, em formato e-book, Hudson também aborda os erros que vivenciou na construção e na transição de estilo de vida.

Mais detalhes: http://vandogtraveller.com

Campervan, una pasion

A obra de Devid Eccles e Cee Eccles é uma das mais populares em língua hispânica a respeito de vanlife. Quando compraram, já no longíquo ano de 1976 compraram uma Kombi para viajar para a índia. Ao final da viagem acabaram escrevendo vários guias de viagens que ficaram muito popular.

Desta maneira viajaram para Iran, Turquia, Paquistão, Cachemira e Índia. Tudo em uma Kombi.

Mais detalhes: http://www.editorialacanto.com

How to Live in a Car, Van or RV

Se existe algum tipo de papa quando o assunto se refere a vanlife, o americano Bob Wells seria forte candidato ao título.

O autor é especializado no tema. Junto de seu já conhecido site CheapRVLiving.com, seu livro é considerado das melhores obas introdutórias a respeito do assunto.

Mais informações: http://www.cheaprvliving.com

Camper Van Conversion

O livro de Colin Grace “Camper Van Conversion” é uma das mais completas obras sobre conversão de furgões em um mtorhome. Na obra há diversas ilustrações e fotos em excelente qualidade.

O autor foca muito mais na parte prática do que discutir filosofias. Há, entretanto, vários materiais e dicas que somente servem para o público americano.

Mais detalhes: http://www.lulu.com

The Rolling Home

Já na segunda edição, o livro “The Rolling Home” é um relato de viagem de mais de 130.000 km em um motorhome durante seis anos. Toda a estrutura do motorhome foi construído de maneira artesanal.

Cada uma das histórias contidas no livro é considerada inspiradoras.

Mais detalhes: http://therollinghome.uk

Mundo por Terra

O casal Roy e Michelle resolveu juntar as economias que tinham e planejaram uma viagem de carro que passou por continentes visitando 60 países de a bordo de um automóvel. Ao todo rodaram 160.733 km em 1.033 dias. O resultado desta jornada é o livro “Mundo Por Terra – Uma Fascinante Volta ao Mundo de Carro”, que descreve em forma de narrativa livre e diário de bordo cada detalhe da viagem.

Apesar de bastante interessante, o conteúdo do livro agrega pouco a quem esteja interessado em detalhes de planejamento para uma aventura semelhante.

Mais detalhes: https://blogdescalada.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.