Liberado vídeo de Amanda Criscuoli em via de 7a no RS – Gaúcha pode ser a mais jovem a encadenar via deste grau

destacada aqui na Revista Blog de Escalada, a escaladora gaúcha Amanda Criscuoli de apenas 9 anos é, sem sombra de dúvida, a mais preciosa jóia da escalada gaúcha.

Quando foi noticiado no início do ano, Criscuoli tinha apenas encadenado uma via de 6sup (assista ao vídeo)

Porém no último final se semana a pequena gaúcha estabeleceu a marca de encadenar a via “Não me venha com guiguiguilis”, graduada em 7a brasileiro (6c Francês). A via está localizada no local de escalada no estado do Rio Grande do Sul conhecido como Salto Ventoso (Município de Farroupilha-RS).

Amanda Criscuoli 4

A família ainda não terminou as pesquisas a respeito de qual foi a menina mais jovem a encadenar uma via desta dificuldade. Pela ausência de informação mais completa a respeito do feito, Amanda Criscuoli não pode ser ainda considerada a mulher mais jovem a escalar uma via deste grau.

Como grande parte dos escaladores jovens do Brasil terem preferência pela modalidade de boulder, não há muitos registros de mulheres tão jovens estabelecer esta marca.

As atletas que outrora tinham começado a escalar com tão pouca idade como as atletas Adriana Mesquita e Ana Paula Veloso, não deixaram registro sobre suas primeiras cadenas na graduação brasileira 7a.

Muito bem assessorada por seus pais, a escaladora possui também um canal no youtube onde disponibiliza seus vídeos de escalada.

Amanda Criscuoli 1

Marca dos mais jovens

No Brasil a maioria das marcas com o carimbo “brasileiro mais jovem” pertencem ao paulista, natural de São José do Rio Preto-SP, Felipe Camargo.

Até o ano de 2009, quando o ginásio em que treinava foi à falência, todas as marcas infantis eram estabelecidas pela paulista Ana Paula Veloso, porém não há registros de suas marcas para compará-las com as de Amanda Criscuoli.

Próximo às marcas de Felipe Camargo estão as  do também paulista Felipinho Ho, de apenas 14 anos à época em 2013, que encadenou uma linha de boulder V10, e vem se dedicando à escalada de vias esportivas nos últimos meses.Amanda Criscuoli 3

Quando fala-se em nível mundial, servindo de referência, a russa Zhenja Kazbekova que com 12 anos de idade em 2009 encadenou uma via de graduação 8a+/b Fr (10a/b brasileiro).

Amanda Criscuoli 2

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.