Livro da semana: “Leyendas de los Andes” – Marcelo Scanu

A definição básica de lenda é estabelecida como uma narrativa fantasiosa, a qual é transmitida pela tradição oral (o famoso boca a boca) através dos tempos. De caráter fantástico e/ou fictício, as lendas combinam fatos reais e históricos com fatos irreais que são meramente produto da imaginação aventuresca humana.

Quando não havia averiguação de fatos pelos meios jornalísticos, muitas lendas cresceram e acabaram fazendo parte da cultura do local.

Foto: http://culturademontania.org.ar

Quanto ao montanhismo, as lendas mais famosas são o Yeti (conhecido como o abominável homens das neves) e Sasquatch (conhecido como Pé grande). Mas, ao contrário do que muitos acreditam, não é a única. Especialmente na Cordilheira dos Andes lendas como, rainha da montanha (reina del cerro), a origem do nome Lanín (vulcão na fronteira entre a Argentina e o Chile), os motivos que fazem os Yamanas (povos indígenas da América do Sul, que são considerados os povos mais meridionais do mundo) terem medo do Arco-íris, além de muitas outras.

Esta foi a motivação de Marcelo Scanu, um jornalista especializado em montanhismo e que desde a adolescência está envolvido com atividades de montanha, reuniu de motivação para escrever “Leyendas de los Andes”. Além de jornalista, Scanu é fotógrafo e reconhecido em seu país pelos seus múltiplos talentos. Marcelo já escreveu para vários veículos argentinos e internacionais, incluindo American Alpine Journal (EUA) e Alpine Journal (Inglaterra). Além de ser escritor, também é dedicado montanhista, tendo realizado ascensões em várias montanhas, incluindo algumas virgens.

O livro “Leyendas de los Andes” se difere um pouco dos livros de montanhista por abordar um aspecto mais cultural e lúdico a respeito das montanhas e dos habitantes dos Andes. Não aventuras nem feitos heroicos, mas a abordagem de uma rica, além de pouco divulgada, lendas e contos populares da população sul-americana.

Ficha Técnica

  • Título: Leyendas de los Andes
  • Autor: Marcelo Scanu
  • Edição: 2ª
  • Ano: 2012
  • Número de páginas: 176
  • Editora: Cruzpampa

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.