Lesões no Joelho – O treinamento excêntrico na tendinopatia patelar

É muito frequente vermos pessoas com dor nos punhos, cotovelos ou joelhos dizerem que estão com tendinite (por diagnóstico médico ou até “autodiagnóstico”).

A tendinite é uma inflamação dos tendões, muito comum por esforços repetitivos e posicionamentos errados durante a realização de movimentos. Porém muitas vezes, este diagnóstico pode estar errado.

lesao-joelho-3Existem muitos estudos histopatológicos que encontraram alterações degenerativas, e não inflamatórias, em casos de tendinopatias patelares, por exemplo.

A patela é um osso que fica na parte anterior do joelho e se articula com o fêmur, servindo de eixo para aumentar a alavanca de força do músculo quadríceps femoral (que se fixa na patela e continua até a tíbia pelo tendão patelar).

Por ser o principal músculo extensor do joelho, o quadríceps é muito solicitado no nosso dia-a-dia, como no andar, agachar, descer e subir escadas.

Sendo assim, se fizermos estes movimentos de forma errada ou em excesso (além do que nosso organismo suporta), estamos sujeitos a ter essa tendinopatia.

A tendinopatia por sobreuso foi caracterizada nos estudos mais recentes como uma lesão degenerativa, com desorganização das fibras de colágeno, caracterizando um processo crônico.

Foto: http://www.fitwirr.com/

Foto: http://www.fitwirr.com/

A tendinopatia patelar é muito comum em atletas, e pode estar relacionada aos seguintes fatores:

Fatores Extrínsecos

  • Cargas excessivas
  • Erros de treinamento (intensidade e frequência inadequadas)
  • Superfície de treino
  • Calçado inadequado

Fatores Intrínsecos

  • Idade, sexo, peso, altura
  • Diminuição de flexibilidade e força
  • Formato da patela
  • Desalinhamento dos membros inferiores (joelho valgo, varo, hiperestendido…)
  • Frouxidão ligamentar

O estresse em excesso na articulação, somado à sobrecarga compressiva sobre a patela na flexão do joelho, causa alterações vasculares e rompimento das fibras colágenas, causando dor e degeneração do tendão.

lesao-joelho-4Os exercícios excêntricos auxiliam na reorganização e produção de colágeno, ajudando na recuperação do processo degenerativo.

Além disso, devem ser trabalhados os desequilíbrios biomecânicos do sujeito com tendinopatia, como encurtamentos musculares, fraqueza e desequilíbrio de certos grupos musculares, e desalinhamento das articulações.

Este trabalho pode aumentar a flexibilidade, força, estabilidade, alinhamento e performance nos movimentos e gestos esportivos, antes realizados de forma incorreta.

A diminuição de dor é significativa e a performance do atleta no esporte pode melhorar muito!

banner-zuz-grande

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.