Lesão na coluna durante competição termina com temporada de Alex Puccio

A escaladora americana Alex Puccio no último final de semana lesionou-se durante sua participação na etapa da Copa do Mundo de Escalada Esportiva na cidade de Vail, estado americano do Colorado, e necessitou passar por uma cirurgia de emergência.

A exatamente quase um ano, quase no mesmo dia, a atleta rompeu os ligamentos do joelho durante o aquecimento em tentativas de movimentos dinâmicos. A lesão obrigou Puccio a operar o joelho e ficar aproximadamente 3 meses de fisioterapia e reabilitação para poder voltar a escalar.

Neste ano Alex Puccio durante as finais de boulder da Copa do Mundo, quando todos esperavam uma volta triunfal da atleta ao pódio, o que se viu foi uma atleta se apresentando abaixo de sua capacidade e sentindo fortes dores no pescoço. Após a realização de ressonância magnética foi constatada hérnia de disco entre as vértebras C5 e C6. A hérnia empurrava a sua medula espinhal causando uma dor aguda na atleta.

Foto: Reprodução Facebook

Foto: Reprodução Facebook

Os sintomas de hérnia de disco cervical são dor no pescoço, que irradia para ombros, braços e mãos uma forte sensação de formigamento, dormência e, nos casos mais graves, diminuição da força muscular e dificuldade para movimentação do pescoço. Segundo médicos ortopedistas esta lesão está associada. na maioria das vezes, pelo desgaste da coluna e má postura.

Após o diagnóstico foi realizada uma cirurgia de emergência no dia de ontem. Segundo boletim médico Alex Puccio terá de ficar afastada de qualquer atividade física intensa por três meses. A atleta americana teve então de anunciar, mais uma vez, seu afastamento das competições nesta temporada.

Alex Puccio deixou uma emocionante declaração em seu Facebook que, entre outras coisas, afirma: “Eu acho que eu não sei os meus próprios limites, às vezes”.

Leia abaixo a declaração na íntegra do comunicado de Alex Puccio

Então… Muita coisa está acontecendo na minha cabeça agora, mas principalmente estou assustada. Como um monte de gente deve ter visto agarrei meu pescoço e braço durante o campeonato do mundo em Vail neste fim de semana passado, durante as classificatórias. Estava em um pouco de dor que começou quando aquecia no isolamento antes das qualificatórias.

Senti uma dor nos dois braços quando eu estava tentando uma corrida e salto, mas a sensação de dor foi embora muito rápido. Mesmo assim classifiquei para para as finais nesta condição que eu poderia afirmar que a minha força era muito inferior e a dor foi aumentando. Eu tentei o meu melhor e, em seguida, hoje fiz uma ressonância magnética e aqui estão os resultados: uma hérnia de disco entre as vértebras C5 e C6. O disco está empurrando a minha medula espinhal sendo a razão para a dormência e dor aguda nos meus braços. O cirurgião deu uma olhada e logo depois me disse que eu precisa de cirurgia imediatamente!

O disco iria danificar a medula espinhal. Na cirurgia será removido o meu disco e unir as vértebras C5 e C6. Eu já entro no hospital amanhã e a cirurgia é o domingo!!! O cirurgião diz que após 3 meses posso escalar e a vértebras estará totalmente unidas. Todos com quem conversei dizem que será um tempo menor  de recuperação do que foi com o meu joelho, então  estou esperando o melhor!!!:)

É uma merda, e realmente uma porcaria porque havia pessoas, e até mesmo outros competidores, que não acreditaram em mim quando eu disse que acha que estava lesionada e algo estava errado. Acho que eu não sei as minhas próprias limitações às vezes.

É difícil quando você está com a adrenalina subindo. Caminho para a recuperação PARTE 2!!! 

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.