Leonardo DiCaprio estreia seu novo documentário ecológico: “Before the Flood”

O ator hollywoodiano Leonardo DiCaprio está promovendo a estréia de seu documentário ecológico intitulado “Before the Flood”, dirigido por Fisher Stevens. A produção executiva é de Martin Scorsese. O ator, que na entrega do Oscar de 2016 fez um discurso alertando sobre as mudanças climáticas, já tinha produzido uma outra obra, “The 11th Hour” (disponível na íntegra aqui), agora procura buscar fazer reflexões sobre o problema do desaparecimento de ecossistemas os quais espécies animais e comunidades indígenas estão ameaçadas.

leonardo-di-caprio-3

Com estréia prevista para o próximo dia 9 de setembro no Festival Internacional de Cinema de Toronto, o filme de 95 minutos foca bastante no agravamento da crise global do meio ambiente e que atinge mais de 20 países. Como causas latentes da crise, segundo DiCaprio, é o derretimento da calota polar na Groenlândia e o grave desflorestamento nas florestas da Indonésia.

Os efeitos destes fenômenos são captados pelo próprio ator que ao longo do filme conversa com autoridades do mundo político, científico e religioso sobre o problema. Dentre as personalidades entrevistadas estão o Papa Francisco, o atual presidente americano Barack ObamaElon Musk (empreendedor e filantropo criador do automóvel Tesla).

leonardo-di-caprio-2

Mesmo denunciando a destruição destes ecossistemas a produção irá procurar buscar quais seriam as potenciais soluções a uma pergunta: Poderemos agir antes que seja tarde demais?

Após a estréia mundial no festival canadense estará debutando no final do mês, dia 31, no canal a cabo National Geographic Channel e será exibido em todo o mundo. O conteúdo do canal está disponível em streaming através do FOX Play.

leonardo-di-caprio-1

Artistas documentaristas

Cada vez mais artistas hollywoodianos, já consagrados em sua carreiras, procuram documentar aspectos do planeta para que mais e mais pessoas possam ter acesso a estilos de vida, problemas atuais, entre outros assuntos. Evidentemente que estes mesmas pessoas utilizam a fama para chamar a atenção sobre as suas produções (o que não tem nada de errado nisso).

Além de Leonardo Di Caprio, artistas como Jared Leto (Clube de Compras Dallas e) e Rashida Jones (The Office US e Parks and Recreation) também procuraram realizar produções sobre temáticas pouco abordadas.

great-wide-open-1

Artista de multi-especialidades Jared Leto nunca escondeu sua preferência por esportes de natureza. O ator é praticante de escalada e recentemente lançou uma websérie sobre personagens dos esportes outdoor, além de mostrar alguns parques nacionais americanos.

Na websérie, que possui um total de cinco episódios (que estão disponíveis aqui), batizada de “Great Wide Open”, Leto procurou documentar de maneira madura, sem ser superlativo ou “babar ovo” de ninguém, escasaladores e ambientalistas. Com boa fotografia a websérie também mostrou um lado mais humano e realista de escaladores como Tommy Caldwell, Sasha DiGiulian e Alex Honnold.

hot-girl-wanted-1

Já a atriz Rashida Jones, assim como Leonardo diCaprio, procurou produzir um documentário que conta como é a vida das jovens americanas que estão entrando na indústria de filmes pornô. O filme batizado de “Hot Girls Wanted” está disponível no Netflix.  O filme acompanha algumas garotas em diferentes estágios na indústria e mostra como é o constante fluxo de garotas de 18 e 19 anos de idade entrando no meio.

Culturalmente no Brasil grande parte dos artistas que se julgam ativistas de alguma causa ainda não se desafiam a produzirem documentários ou webséries. Com a abertura de canais de streaming como o Netflix há a possibilidade deste tipo de filosofia mudar.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.