Kilian Jornet cancela suas atividades para ajudar acidentados e abre discussão sobre cancelamento da temporada

O governo do Nepal ainda não anunciou sobre o cancelamento da temporada 2015 de montanhismo, devido à tragédia sem precedentes causada pelo terremoto de magnitude 7.9 que atingiu o país no último final de semana.

Os montanhistas que estão no campo base estão divididos entre ignorar o sofrimento da população e realizar ataque ao cume,  ou esquecer a ambição de chegar ao cume para ajudar a população.

A avalanche do final de semana vitimou mais de 20 pessoas no Everest (número 30% maior que a tragédia do ano passado) até o momento, tendo entre as vítimas Sherpas e montanhistas americanos.

Foto: AZIM AFIF | http://news.nationalgeographic.com/

Foto: AZIM AFIF | http://news.nationalgeographic.com/

Ao contrário de alguns montanhistas mais egoístas, e desprovidos de nenhum espírito humanitário, como o alpinista Nick Cienski (que anunciou que ele e seu time irão realizar outra tentativa de cume), Kilian Jornet já cancelou sua tentativa de recorde de ascensão ao Everest.

O catalão Kilian Jornet que estava no Everest para cumprir seu projeto pessoal batizado de “Summits of My Life”, cancelou sua tentativa de recorde para ajudar em Katmandu os acidentados (contabilizados até o momento perto de 2.500 pessoas).

Por meio de um breve comunicado à imprensa declarou que deseja colaborar, na medida do que seja possível, no apoio a resgates na montanha e em áreas remotas ou onde quer que seja necessário.

Para ler o comunicado completo acesse site oficial do Summits of My Life.

Cancelamento

O governo do Nepal ainda não se pronunciou oficialmente, nem formalmente, sobre o cancelamento da temporada de montanhismo no país.

Os oficiais responsáveis por administrar a exploração turística do Everest estão sendo pressionados por agências de turismo internacionais para que não repita o procedimento realizado no ano passado que cancelou toda a temporada de montanhismo.

As mesmas agências turísticas, assim como sites que vivem de explorar feitos abstratos e vazios como, por exemplo,realizar cume do Everest, não se pronunciaram sobre o ocorrido.

Foto acima: Sebastian Montaz


Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.