Joinville-SC inaugura nova e moderna academia de escalada

Neste final de semana será oficialmente inaugurado o Centro de Escalada Jurapê, localizado na cidade de Joinville-SC, 180 km da capital do estado, um novo espaço de treinamento para escalada e ponto de encontro para montanhistas. O espaço ficará disponível na loja Jurapê Aventura a qual é especializada em equipamentos para montanhismo e escalada.

O local possui ampla área para a prática de boulder e muro com 7 metros de altura para escala guiada e em top rope. Além disso há espaços destinados a treinamento funcional e integração e convívio dos clientes. Os proprietários e administradores consideram como diferencial de mercado a forma que o espaço será utilizado no qual haverá aulas ministradas por professores especializados utilizando um método exclusivo de treinamento desenvolvido pela Salamandra Escola de Montanha.

Foto: Daniel J. Casas

Foto: Daniel J. Casas

As aulas podem ser feitas em grupos ou individualmente, sempre acompanhada de um profissional. Segundo os proprietários outro diferencial,do Centro de Escalada Jurapê é a equipe de trabalho, que conta com Educador Físico credenciado e Guia/Instrutor de Escalada credenciado pela AGUIPERJ. Ambos com 20 anos de experiência em escalada cada um.

A nova academia está localizada no endereço: Rua Fernando de Noronha, nº204 loja B, Bairro Atiradores – Joinville-SC.

Academias de Santa Catarina

Com a inauguração do espaço Centro de Escalada Jurapê o estado de Santa Catarina desponta como sendo dos estados com maior número de academias no Brasil. Santa Catarina, junto dos estados brasileiros de Minas Gerais, Paraná e Brasília, figurará, a médio prazo, como um dos grandes celeiros de formação de atletas para o montanhismo no Brasil.

Estados brasileiros mais populosos como São Paulo (que vivencia forte decadência na geração de atletas) e Rio de Janeiro (dos poucos que possui organização de campeonato estadual) estagnaram na criação de academias de escalada. Proprietários destes grandes centros apontam a crise financeira brasileira, além da existência de poucos participantes para gerar lucro, como os motivos para esta realidade. Fosse levar o crescente número de academias inauguradas nos últimos 12 meses, estas justificativas não parecem existir nos outros estados do Brasil.

Foto: Daniel J. Casas

Foto: Daniel J. Casas

Recentemente o Comitê Olímpico Internacional incluiu  escalada esportiva como esporte de exibição para os jogos a serem realizados em Tóquio 2020, e as comunidades escaladoras do Brasil mais engajadas, e com praticantes mais interessados, correram para inaugurarem centros de treinamento. No próprio estado de Santa Catarina um espaço com ambições de ser o Centro de Formação de Atletas Olímpicos foi recentemente formado.

Um índice que aponta o potencial da Região Sul do Brasil foi a quantidade de atletas que fazem parte da região participaram do último campeonato mundial.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.