Joinville-SC inaugura nova e moderna academia de escalada

Neste final de semana será oficialmente inaugurado o Centro de Escalada Jurapê, localizado na cidade de Joinville-SC, 180 km da capital do estado, um novo espaço de treinamento para escalada e ponto de encontro para montanhistas. O espaço ficará disponível na loja Jurapê Aventura a qual é especializada em equipamentos para montanhismo e escalada.

O local possui ampla área para a prática de boulder e muro com 7 metros de altura para escala guiada e em top rope. Além disso há espaços destinados a treinamento funcional e integração e convívio dos clientes. Os proprietários e administradores consideram como diferencial de mercado a forma que o espaço será utilizado no qual haverá aulas ministradas por professores especializados utilizando um método exclusivo de treinamento desenvolvido pela Salamandra Escola de Montanha.

Foto: Daniel J. Casas

Foto: Daniel J. Casas

As aulas podem ser feitas em grupos ou individualmente, sempre acompanhada de um profissional. Segundo os proprietários outro diferencial,do Centro de Escalada Jurapê é a equipe de trabalho, que conta com Educador Físico credenciado e Guia/Instrutor de Escalada credenciado pela AGUIPERJ. Ambos com 20 anos de experiência em escalada cada um.

A nova academia está localizada no endereço: Rua Fernando de Noronha, nº204 loja B, Bairro Atiradores – Joinville-SC.

Academias de Santa Catarina

Com a inauguração do espaço Centro de Escalada Jurapê o estado de Santa Catarina desponta como sendo dos estados com maior número de academias no Brasil. Santa Catarina, junto dos estados brasileiros de Minas Gerais, Paraná e Brasília, figurará, a médio prazo, como um dos grandes celeiros de formação de atletas para o montanhismo no Brasil.

Estados brasileiros mais populosos como São Paulo (que vivencia forte decadência na geração de atletas) e Rio de Janeiro (dos poucos que possui organização de campeonato estadual) estagnaram na criação de academias de escalada. Proprietários destes grandes centros apontam a crise financeira brasileira, além da existência de poucos participantes para gerar lucro, como os motivos para esta realidade. Fosse levar o crescente número de academias inauguradas nos últimos 12 meses, estas justificativas não parecem existir nos outros estados do Brasil.

Foto: Daniel J. Casas

Foto: Daniel J. Casas

Recentemente o Comitê Olímpico Internacional incluiu  escalada esportiva como esporte de exibição para os jogos a serem realizados em Tóquio 2020, e as comunidades escaladoras do Brasil mais engajadas, e com praticantes mais interessados, correram para inaugurarem centros de treinamento. No próprio estado de Santa Catarina um espaço com ambições de ser o Centro de Formação de Atletas Olímpicos foi recentemente formado.

Um índice que aponta o potencial da Região Sul do Brasil foi a quantidade de atletas que fazem parte da região participaram do último campeonato mundial.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.