Italiana abdica de chegar ao cume de um 8.000 para ajudar companheiros e ganha destaque na imprensa mundial

A alpinista italiana Tamara Lunger ganhou as manchetes de jornais de todo o mundo por ter abdicado da oportunidade de converter-se na primeira mulher a fazer uma ascensão invernal em uma montanha de 8.000.

O motivo? A apenas 100 metros do cume, e de entrar para a história do esporte mundial, decidiu desistir para não atrapalhar seus companheiros.

A italiana de 29 anos, assim, renunciou de ser a primeira mulher na história a conquistar um 8 mil invernal, mas foi reconhecida como um ato de imensa generosidade pelos seus companheiros, já que assim ajudou a preservar a saúde deles.

Para Tamara faltou aproximadamente 20 a 30 minutos de realizar a façanha.

Tamara-Lunger-1

No mesmo dia  a italiana já havia vomitado todo seu café-e-da-manhã, e encontrava-se desidratada sob uma temperatura de 50º abaixo de zero.

Ao contrário de grande parte dos praticantes de alpinismo, que deixa-se levar pelo seu ego (para muitos buscar serem palestrantes motivacionais ou apresentadores de programas de TV), a alpinista concluiu que a volta poderia ser um suicídio pois seus companheiros não tinham uma corda para ajuda-la no regresso ao acampamento.

Nas condições extremas em que se encontravam, tentar improvisar o resgate da italiana seria colocar em perigo toda a expedição. Com esta decisão Tamara evitou que seus companheiros Simone Moro, Ali Sapdara e Alex Txikon ficassem em perigo na tentativa de salvá-la.

Tamara-Lunger-2

A italiana declarou que sentia o compromisso de entrar para a história, mas ponderou sobre o acontecimento e concluiu que sua vida e a dos demais era mais importante, e declarou:

“Tomar a decisão de renunciar ao êxito não foi difícil, porque a decisão de ter de descer não foi somente um pensamento na minha cabeça, e sim um flash no meu cérebro. Acredito que foi uma combinação de crença em Deus, meu foco espiritual na montanha e o conhecimento do meu corpo que me fizeram tomar esta decisão. Estou segura que tudo isso salvou a minha vida”.

Mais detalhes acesse: https://www.facebook.com/tamaralunger

Tamara-Lunger-3

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.