Empresa cria sistema para inflar isolante térmico com ar quente

Qualquer pessoa que perguntar a alguém que pratica montanhismo qual a maior dificuldade em uma atividade em lugares frios receberá a resposta óbvia: o frio. Diferentemente de praticar a atividade em um país tropical (mesmo no inverno), estar em um local com temperaturas abaixo de -5ºC é imprescindível manter o conforto térmico. Sobretudo no momento de dormir.

Há montanhistas mais experientes que esquentam pedras, que posteriormente são colocadas dentro do saco de dormir ou mesmo abaixo do isolante. Para contornar o frio há diversas técnicas como a citada. A melhor técnica, entretanto, é relativamente simples: investir em equipamentos de qualidade e realmente aprender o que significa cada uma das unidades de medida. No saco de dormir, por exemplo, a temperatura a levar em consideração é a de CONFORTO. O equívoco mais recorrente, especialmente montanhistas de pouco conhecimento técnico, para aqueles que frequentemente passam frio em trekking (ou mesmo morrem de hipotermia) são aqueles que procuram sacos de dormir baseados pela temperatura de EXTREMO. Lembrando que uma temperatura exterior abaixo da que indica a temperatura de extremo em um saco de dormir já é o primeiro passo para a hipotermia (ou mesmo o óbito).

Mas não é somente a temperatura do saco de dormir que garante o conforto térmico (leia-se “estar quentinho”). A qualidade do isolante térmico é fundamental. Por serem os isolantes térmicos infláveis de baixo volume nas mochilas e máximo rendimento quando inflados, sua popularidade é incontestável. Como estes são inflados no momento de acampar, muito provavelmente o ar colocado dentro do equipamento não é necessariamente quente. Pensado nisso a empresa americana EURO Blackcan criou o produto Heat Camping Mat.

O equipamento é uma espécie de adaptador no fogareiro que, ao mesmo tempo que cozinha, libera ar quente para inflar um isolante térmico. Desta maneira o isolante térmico fica aquecido, otimizando a capacidade do saco de dormir, garantindo mais conforto ao campista. Segundo o fabricante, o equipamento garante aproximadamente 10 horas de isolante térmico “quentinho” e bons sonos para os usuários.

Entretanto a grande desvantagem do EURO Blackcan Heat Camping Mat é seu peso extra a ser carregado em uma mochila, além de ser totalmente dependente da capacidade do gás do fogareiro. O produto é relativamente salgado (US$ 390,00) e, apesar de ser interessante, não parece tão valioso para quem fica em ambientes não tão frios.

Todo o conjunto, além do adaptador do fogareiro, vem também com o isolante (que é preparado para suportar o ar quente).

Mais informações: https://www.amazon.com

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.