Avaliação isolante inflável UltraLight Sea to Summit

O isolante inflável UltraLight da marca Sea to Summit tem como objetivo principal oferecer conforto e praticidade para o isolamento do saco de dormir do campista com o solo.

Segundo o seu fabricante é um dos mais compactos do mundo, pesando apenas 395 gramas e seu formato por célula permite que o isolante tenha uma altura de 5 centímetros, o que proporciona maior conforto ao dormir. Dimensões (aberto): 1,84 m x 55 cm x 5 cm e fechado: 17 x 7,5 cm

O Teste

O isolante inflável UltraLight foi testado durante uma viagem de 30 dias no Chile. Foi testado somente em situações de camping, não sendo utilizado em residências, ou abrigos de montanha sobre colchões.

O equipamento foi usado em diferentes campings selvagens, com climas variados entre 0ºC e 25ºC. No lugar de escalada Valle de Los Condores, foi submetido a temperaturas de extremo calor durante 15 dias consecutivos, já que a barraca ficava exposta ao sol pleno durante o dia.

Todas as vezes que o isolante foi inflado, foi realizado de maneira natural, sem a utilização de equipamentos infladores, nem por mais de uma pessoa. Quando dobrado, foi executado todo o manuseio em solo, para que fosse simulado tanto a resistência à abrasão, quanto a facilidade de manuseio em condições reais de camping.

Foi transportado sempre em mochilas junto a outros equipamentos de camping.

Prós

  • Qualidade dos materiais
  • Volume
  • Capacidade de compactação
  • Acabamentos
  • Válvula de inflado

Contras

  • Vulnerabilidade a objetos perfurantes

Notas

  • Qualidade de material : 5
  • Acabamento : 5
  • Design : 5
  • Relação Peso x volume: 5
  • Relação custo x benefício: 4
  • Nota final: 4,8

Opinião

O isolante inflável UltraLight da Sea to Summit agradou muito durante os testes. O equipamento superou qualquer expectativa a respeito do produto. Sem dúvidas seu ponto forte é a capacidade de se compactar: dobrado ocupa um espaço minúsculo na mochila e não é muito pesado.

Comparando-o com seu rival no mercado, apresentou muitos pontos positivos, chegando a superá-lo em vários aspectos.

Um ponto que agradou bastante foi a válvula de inflado, que tem dois estágios (para inflar e dês inflar) que funcionou perfeitamente. Pelas válvulas é possível inflar com um outro acessório (vendido separadamente pela própria marca), porém é muito fácil inflar só com a boca sem perder o fôlego. Neste primeiro estágio a válvula possui uma válvula de retenção e impede que o ar saia.

No momento de tirar o ar o segundo estágio da válvula faz com que o ar saia de uma vez sem precisar apertar ele. Mesmo sendo usado durante 15 dias consecutivos, não perdeu nada de ar e não foi preciso encher novamente.

Seu formato por células realmente oferece relativo conforto na hora de dormir. O isolante fica bem alto (5 cm) tendo quase o conforto de um colchão, porém com maior isolamento que isolantes convencionais.

Mesmo durante noites em que o usuário mexia constantemente, o isolante continuou oferecendo o conforto necessário.

Ao ser dobrado e transportado, sua leveza impressionou. Neste ponto está o diferencial do produto em relação a qualquer isolante térmico inflável. Pela praticidade e leveza é altamente indicado para travessias e pernoites que exigem caminhadas.

O isolante inflável UltraLight vem com um kit de reparo incluso. Entretanto, como qualquer isolante inflável, possui a desvantagem de poder furar. Pelo menos durante os testes ele se mostrou resistente, mesmo com a barraca suja de terra e pequenas pedrinhas.

As técnicas para guarda-lo apos o uso, porém, exige certa experiência do usuário. Não há nenhum papel orientando o usuário para as primeiras dobradas, o que seria interessante fornecê-lo nas futuras atualizações do produto.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.