Institutos de saúde disponibilizam para download gratuito manuais instrucionais de procedimentos de reanimação cardiopulmonar

Responda rápido à seguinte pergunta: você sabe corretamente como fazer uma reanimação cardiopulmonar? Pode até ser que você tenha respondido positivamente a esta pergunta, mas se fizer uma analise das pessoas que o cercam (não somente à sua volta) verá que existem poucas pessoas que sabem como proceder em uma emergência.

A reanimação cardiopulmonar (RCP) é um conjunto de manobras para garantir a oxigenação dos órgãos quando a circulação do sangue de uma pessoa quando há uma parada cardiorrespiratória. Nesta situação, se o sangue não é bombeado para os órgãos vitais, como o cérebro e o coração, colocando em risco a vida da pessoa.

Somente por este conceito é possível perceber que não é uma tarefa fácil. Por isso a instrução a este tipo de procedimento deve ser constante.

A European Resuscitation Council (Conselho Europeu de Ressuscitação) disponibilizou para download gratuito vários posteres sobre os procedimentos corretos de RCP. Fundado em 1989 o ERC é uma das mais importantes instituições quando se trata de primeiros socorros.

Todos os posters estão em alta resolução, formato PDF e em vários idiomas como: basco, português, espanhol, sérvio, romeno, russo e outros idiomas comuns ao continente europeu.

Para fazer o download acesse: https://cprguidelines.eu

Não somente o ERC disponibilizou material didatico gratuito, mas também o Serviço Nacional de Saúde de Portugal, através do INEM, disponibilizou vários manuais de primeiros socorros para download.

No site da instituição estão disponíveis o “Suporte Básico de Vida”, “Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa”, “Tripulante de Ambulância de Transporte”, “Abordagem à Vítima”, entre outros títulos.

Para fazer o download acesse: http://www.inem.pt

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.