Incêndio atinge local de escalada no interior de São Paulo

Todos os anos no período de inverno, compreendido entre 20 de junho a 22 de setembro, é marcado também por um tempo de baixa umidade e estiagem de chuvas secando a vegetação e a deixando suscetível a incêndios. As causas destes incêndios são diversas. O local de escalada conhecido como Visual das Águas, na região do município de Bragança Paulista-SP, foi atingido por um incêndio na última segunda-feira, 11 de junho, destruindo grande parte da vegetação do local e dos terremos vizinhos.

Escaladores que estavam no local tiveram de abandonar o local por conta da intensa fumaça que atinga o alto da falésia. Segundo relatou o escalador Rodrigo Aderne (que gravou o vídeo acima), moradores, visitantes e escaladores mobilizaram-se para combater o incêndio que se alastrava e chegava às propriedades locais. O corpo de bombeiro e a defesa civil de Bragança Paulista foram acionados e estavam no local. Aderne explicou afirmou que após aproximadamente quatro horas de ações de combate o incêndio foi controlado.

Foto: Walter Costa

Foto: Walter Costa

Segundo foi apurado o incêndio foi causado por um proprietário de um terreno nas redondezas e que saiu de controle por conta dos ventos que incidiam sobre a região. Culturalmente no Brasil há o costume de utilizar incêndios para a limpeza de terrenos. A “queimada“, como é conhecido popularmente, é uma prática primitiva da agricultura para limpeza do terreno com uso do fogo de forma controlada, mas que às vezes pode descontrolar-se e causar incêndios em florestas, matas e terrenos grandes.

Após várias pesquisas realizadas nas últimas décadas por agrônomos e biólogos chegou-se à conclusão de que há inúmeros danos ao solo como, por exemplo, a destruição quase que total da camada de matéria orgânica superficial, compreendida em aproximadamente 40 cm e também sementes, plantas jovens e raízes.

Foto: Walter Costa

Foto: Walter Costa

O Visual das Águas, que recebe em média 50 escaladores por final de semana, não chegou a ser interditado para a prática da escalada por conta do incêndio, porém escaladores locais advertem a quem visitar que fique atento para o perigo de outros incêndios pois a vegetação está muito seca.

O local é considerado o campo escola dos escaladores da região da cidade de São Paulo e Campinas, e recebe grande parte praticantes de todos os níveis.

Foto: Walter Costa

Foto: Walter Costa

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.