Ida de helicóptero a El Chaltén é cancelada e busca por brasileiros fica comprometida

De acordo com informações exclusivas fornecidas pela coordenadora de operações de resgate da Comisión de Auxilio de El Chaltén, Carolina Codó, a ida do helicóptero que iria para El Chaltén auxiliar nas buscas dos montanhistas brasileiros foi cancelada.

Leandro Ianotta e Fabrício Amaral estão desaparecidos no Fitz Roy há pelo menos uma semana. Um jornal brasileiro, baseado em informações oficiosas, divulgou erroneamente que os corpos dos brasileiros foram encontrados na tarde de hoje. Após checagem com as autoridades locais, especialmente com a coordenadora de operações de resgate da Comisión de Auxilio de El Chaltén, Carolina Codó, as informações foram desmentidas (escute o áudio abaixo).

Carolina Codó informou que apesar do bom tempo que faz na cidade de El Chaltén, o helicóptero não saiu de El Calafate. A ida do helicóptero para El Chaltén foi cancelada sem informar Codó qual seria o motivo. Portanto, não houve nenhuma busca aérea realizada pela equipe de resgatistas no dia de hoje. Somado a este fato, a região do Fitz Roy passou boa parte do dia coberta. Em um áudio enviada por Carolina Codó exclusivamente à Revista Blog de Escalda, a coordenadora de operações de resgate confirmou que nenhum corpo foi encontrado no dia de hoje (ouça o áudio abaixo).

Ainda de acordo com Carolina Codó, sem o auxílio de um helicóptero, não há como estabelecer um rastreamento eficiente. Por conta disso, a busca pelos brasileiros perdidos fica comprometida. Ainda não há informações oficiais divulgadas pelas autoridades argentinas, porém a chance de que os montanhistas sejam declarados mortos nas próximas horas é alta.

There is one comment

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.