Guia Prático de como estabelecer objetivos na escalada e alcançar o máximo do potencial

Um dos  elementos chaves e fundamentais para estruturar um treinamento esportivo é estabelecer objetivo e metas .

Antes do pontapé inicial, é necessário diferenciar o que é um “objetivo” e “meta”.

Aparentemente são duas coisas iguais, mas não são:

  • Objetivo : é a descrição daquilo que se pretende alcançar
  • Meta : é a definição em termos quantitativos, e com um prazo determinado.

Por exemplo, o objetivo de uma determinada pessoa é escalar 8º grau (francês ou brasileiro).

A meta, por sua vez, terá de vir acompanhada de dois dados: a quantidade de vias que ela pretende encadenar e em quanto tempo.

metas-na-escalada-1

Esta mesma mensuração pode ser aplicada a qualquer tipo de esporte de montanha.

O pontapé inicial é estabelecermos nosso “termo de compromisso”.

Apesar de parecer muito fácil, estabelecer objetivos não é tarefa para pessoas novatas, é um conceito que aprendemos desde a escola, e a partir de então algo que continuamente escutamos em nossa vida.

Encontramos este conceito em várias áreas que desenvolvemos: negócios, capacitação, formação de pessoas, investigação, jogos e, naturalmente, no esporte.

Uma das primeiras coisas que se realizam em um processo de treinamento mental é que se devem estabelecer objetivo e metas: o que queremos e até onde queremos chegar.

Para começar, estes objetivos devem ser motivantes e, além de tudo, atrativo além de ter um significado.

Junto com isso, e de modo íntimo e pessoal, devemos estabelecer metas relacionadas com nosso rendimento, muito além do resultado. Ao falar de “rendimento” refiro-me a trabalhar e alcançar o máximo de nosso potencial, que é um compromisso pessoal mais transcendental.

Não é escalar um grau, nem ganhar um torneio, e sim determinar um desenvolvimento integral de nossas capacidades físicas e mentais.

Foto: https://spotsettingblog.wordpress.com/

Foto: https://spotsettingblog.wordpress.com/

Exemplificando: “Ganhar um torneio” é um resultado, mas “melhorar minha escalada em aspectos técnicos” mostra o rendimento.

O rendimento pode até mesmo englobar o resultado, pois “melhorando como escalador posso ganhar um ou muitos torneios”.

Um elemento chave, ao menos para pesquisa e em projetos, é estabelecer objetivos gerais e específicos nos quais o segundo será algo como pequenas metas que de uma forma gradual nos irá colocar perto de cumprir nosso grande desafio.

Por conta deste tipo de detalhes é que muitos atletas tido como “grandes revelações” acabam por serem jovens atletas já aposentados.

Se quer escalar melhor antes deverá:

  1. Comprar equipamentos de escalada
  2. Fazer um curso, e aprender conteúdos.
  3. Treinar.

Necessitamos seguir uma ordem, uma estrutura lógica. Porém lembre-se de ter um profissional capacitado que ajude você em cada etapa desta estrutura lógica.

Nunca confie em pessoas que procuram vender consultoria de personal que não sejam profissionais de educação física.

Princípios de formação de Objetivos

1 – Tenha objetivos específicos e mensuráveis

treinamento_de_escalada

Procure ter sempre elementos ou variáveis quantificáveis e mensuráveis. Ser um “melhor escalador” necessita de gerar uma força nas extremidades (pés e mãos principalmente) e dentro disso podemos estabelecer que: fazer 25 flexões de braços com 10 kg de lastro.

Portanto algo medível e quantificável ou, em outras palavras, concreto.

Propor-se a correr é muito vago, deve-se comprometer a sair para corridas de três a quatro vezes por semana, sendo seis quilômetros em cada oportunidade. Como dito anteriormente, algo mensurável e concreto.

2 -Identificar claramente as limitações temporais

Treinamento-escaladores4

É necessário ser consciente e realista com o que planejamos com o tempo. O clima nos complica para treinar na rocha com chuva, e devemos levar isso em consideração.

Se estou aproveitando o tempo para escalar, demore um tempo mais para começar a assimilar as técnicas, assim como fisiologicamente deve modificar aspectos de seu corpo.

Por modificar entenda baixar o peso, fortalecer e desenvolver músculos e tendões, entre outras coisas.

Todo estes aspectos demandam tempo, que devemos considerar no planejamento, pois um atleta não pode ganhar medalhas olímpicas a cada dois anos, já que este tipo de competição é a cada quatro anos.

Um escalador brasileiro não pode se propor a ganhar uma etapa de campeonato de escalada por mês porque não há tantos campeonatos disponíveis no Brasil.

3 – Utilizar objetivos com dificuldade moderada

treino-planificado-1

Este tipo de abordagem podem ser os mais fáceis ou difíceis: devemos estar motivados para ir crescendo, desenvolvendo e sair da zona de conforto.

Se me proponho algo muito fácil, não é desafiante e logo consigo atingir rapidamente e com facilidade, e logo acabo abandonando.

Procurar algo intermediário que me faça desenvolver meu potencial, que demande esforço, seja um processo considerável, mas também razoável.

4 – Escrever os objetivos e controlar o progresso regularmente

treinamento_escalada_mulher

Atos como planejar, estabelecer e escrever os objetivos é ótimo. As pesquisas esportivas nos demonstram que este trabalho traz como resultados

  • a) A melhora dos treinamentos
  • b) Aumento do rendimento e resultados.

As razões são múltiplas e deve ser estruturado. É possível voltar a revisar os objetivos e perceber que está indo para um lado ou outro do planejamento original.

Pode passar, por exemplo, que comecemos a correr para abaixar o peso e fazer musculação para fortalecer costas e braços, e nos transformemos em corredores ou até mesmo ganhar peso com a massa muscular, por isso devemos voltar ao nosso plano escrito e retomar o caminho.

5 – Utilizar vários objetivos que apontem para o rendimento

treinamento-campus-board-1

Rendimento é a chavem, e ele ajuda a explorar todo o potencial que temos dentro de nós. “Conhecer nossos limites” e superá-los deve ser o conceito.

Atletas de alto rendimento concentram-se em seu rendimento e em fazer bem cada exercício, tratando de deixar de lado a importância de medalhas ou títulos.

Orientar-se pelos resultados é uma carga muito pesada, estressante e complexa, porém com algo que seja mais mensurável, e concreto, é importante para que nada nos tire do “sonho”.

6 – Utilizar objetivos a curte e médio prazo

Estabelecer prazos é uma escalada e deve-se subir cada degrau.

Não podemos saltar nenhum , sendo tudo planejado, ordenado e organizado passo a passo e a cada etapa.

7 – Internalizar os objetivos

Foto: Rafael Alchieri

Foto: Rafael Alchieri

Tenha em mente que que são SEUS objetivos, e DEVEM ser respeitados para motiva-lo.

Estes objetivos não são de seus amigos, de sua equipe ou da sua namorada.

Pode-se estabelecer metas e objetivos em conjunto, mas não pode-se seguir o de outra pessoa. Devemos nos apaixonar e realizar os nossos.

No livro Sport Psychology: Concepts and Applications de Richard Cox, são estabelecidos cinco acrônimos, batizados de SMART.

S Specific Objetivos específicos
M Measurable Objetivos mensuráveis
A Action- oriented Objetivos orientados à ação
R Realistic Objetivos realistas
T Timely Objetivos oportunos

Trabalhar e nos dar tempo de estabelecer objetivos é a chave para o êxito.

Estabelecer a consciência e seguindo estes pontos nos assegura um bom começo e um excelente final, conseguindo como consequência o que buscamos.

Claro que existem milhares de fatores, variáveis e situações que aparecerão no caminho, mas isso não deveria nos desviar.

Abrindo o nosso diário de treinamento, vislumbramos os objetivos e retomamos o rumo.

Tradução autorizada de: http://soloboulder.com/

SoloboulderBanner2

Engenheiro e Analista de Sistemas, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.