Guia essencial dos tipos de borracha que existem para sapatilhas de escalada

Já foi descrito aqui a lista completa de todos os fabricantes de sapatilhas que existem em todo o mundo.

Também está disponível a lista completa com todas as empresas, e pessoas, que se dedicam a ressolar sapatilhas no Brasil.

Porém uma pergunta rápida: Você sabe a diferença entre as principais borrachas de sapatilhas que existem disponíveis no mercado?

sapatilhas-de-escalada

Muito provavelmente deve conhecer somente as marcas mais famosas: Stealth, Vibram e Boreal.

Obviamente existem outros “blends” feito por outros fabricantes, mas seguramente as mais famosas estão acima.

Abaixo, portanto, estão as principais diferenças entre os fabricantes de sapatilhas.

Qual a importância da borracha?

Assim como no automobilismo, em que há vários tipos de pneus para cada tipo de clima e corrida, na escalada acontece o mesmo.

Há borrachas que são mais indicadas para escalar em granito, calcário, arenito, vias de aderência e assim por diante.

sapatilha_apertada_3

Paralelo a isso há ainda o design da sapatilha, conhecida popularmente como formato. Para cada situação há formatos mais indicados que outros.

Assim como há modalidades de escalada que exigem certo tipo de solado, e de design de sapatilha.

Cabe ao escalador, portanto, saber qual o estilo mais praticado, e assim conseguir escolher o seu modelo, e qual o solado é o mais indicado.

Stealth

A marca de calçados americana FiveTen ganhou as manchetes de todo o mundo em meados da década de 1980 quando inventou seu primeiro calçado, batizado de Five Tennie, com o solado batizado de Stealth o qual possuía uma borracha de alta aderência.

Desde então o universo da escalada foi impactado de maneia profunda por esta borracha especial, que era fruto de uma fórmula exclusiva e revolucionária de componentes de borracha.

solado-sapatilhas-de-escalada-1

 

A borracha desenvolvida pela marca FiveTen é mundialmente conhecida pela sua aderência e  a partir dela foram criadas até mesmo tipos de pneus utilizados no automobilismo (com modificações entre uma e outra, claro).

Stealth desde então tem sido a borracha preferida não apenas de escaladadores, como também de montain bikers, dublês de cinema e atores de Hollywood.

Os tipos de borracha Stealth disponibilizados para a escalada são:

  • Five Ten Stealth C4

A sola C4 possui uma aderência extraordinária, especialmente em cantos e ranhuras pequenas, com a qualidade de que possui destacada resistência ao desgaste.

Esta característica faz com que o produto tenha boa longevidade de seus modelos.

  • Five Ten Stealth Mi6

O solado Stealth Mi6 é um dos blend de borrachas mais moles do mercado, e que possui o melhor rendimento em superfícies lisas.

É o solado ideal de quem predominantemente escala em aderências.

  • Five Ten Stealth HF

O solado Stealth HF possui uma considerável sensibilidade de movimentos, unida a um dos melhores comportamentos em micro-regletes do mercado de sapatilhas de escalada.

Em vias negativas se destacam pela precisão, e por isso são as mais recomendadas para boulder (acima de V7)  e escalada esportiva (acima de 8a brasileiro).

  • Five Ten Stealth Onyxx

O solado  Stealth Onyxx é um composto polivalente com a maior durabilidade dentre os solados de sapatilha no mercado.

Possui boa aderência, e é considerado um produto polivalente, especialmente para quem está iniciando, ou em nível intermediário de escalada.

Vibram

A historia dos solados vibram para calçados de montanha se confunde até mesmo com a história do montanhismo mundial.

A marca começou a se dedicar a solados para escalada em meados da década de 1980, e sempre procurou conservar a mesma qualidade e credibilidade que seus calçados já possuíam.

solado-sapatilhas-de-escalada-2

Por não ser exclusivo de uma marca de calçados, há várias outras marcas que utilizam o calçado, tido muitas vezes como padrão de qualidade.

  • Vibram Classic

O modelo “classic” da italiana Vibram se trata do blend básico que a empresa produz, e é o solado mais duro de sua linha.

Por conda de sua rigidez é considerado perfeito para aderência e para sapatilhas de inciantes e escaladores em nível intermediário por conta de sua durabilidade.

  • Vibram Xs Grip

Comparado com o modelo clássico da Vibram, o  Xs Grip já possui uma maciez acentuada, e foi durante muito tempo o solado preferido dos escaladores da Europa.

Esta popularidade se justifica por conta de sua aderência superior a 30% do modelo “classic”, porém possui um ponto negativo: possui baixa durabilidade.

Por isso necessita ser ressolada em períodos muito curtos, especialmente para escaladores que estão na rocha ou ginásios constantemente.

  • Vibram Xs Grip 2

O modelo Xs Grip 2 é uma evolução natural do modelo Xs Grip, e considerada a mais polivalente do catálogo da empresa italiana.

Considerada perfeita em vias de aderência, e um comportamento acima da média em regletes pequenos, possui uma durabilidade maior que o modelo anterior.

  • Vibram Xs Edge

O modelo Xs Edge trata-se de uma revolução dentro do conceito de sapatilhas de escalada, e foi pensado para refletes exigentes e micro-regletes. Muito deste desempenho fica por conta de sua resistência à torção.

Porém para vias em aderência, seu rendimento deixa a desejar, e possui uma durabilidade baixa.

  • Vibram Flash

O blend da borracha Flash foi desenvolvida para a escalada em ginásios, e permite boa aderência em agarras de muros.

O destaque fica por conta de que a sapatilha não deixa marca de borracha nas agarras do muro podendo, a longo prazo, contribuir para um visual mais limpo dos ginásios de escalada.

Boral

solado-sapatilhas-de-escalada-3

A marca espanhola de sapatilhas vem correndo atrás das duas anteriores procurando inovar em aspectos antes deixado para trás por ela.

Por não ter a marca investido em revendas na América do Sul, não ficou conhecida do público mais jovem.

O baixo investimento em marketing, e apoio a atletas, também colaborou para que ficasse sendo pouco conhecida.

  • Boreal Zenith

Considerado o blend de maior sensibilidade e polivalência da Boreal.

Por isso é o modelo mais indicado para escaladores iniciantes e de nível intermediário.

  • Boreal FS Quattro

O modelo FS Quattro foi projetado para uma escalada em micro-regletes e escalada de alto nível.

Possui uma durabilidade alta, mas peca muito pela sua dureza que reduz a sensibilidade, especialmente a escaladores que estão acostumados a borrachas mais macias.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.