Guia essencial dos tipos de borracha que existem para sapatilhas de escalada

Já foi descrito aqui a lista completa de todos os fabricantes de sapatilhas que existem em todo o mundo.

Também está disponível a lista completa com todas as empresas, e pessoas, que se dedicam a ressolar sapatilhas no Brasil.

Porém uma pergunta rápida: Você sabe a diferença entre as principais borrachas de sapatilhas que existem disponíveis no mercado?

sapatilhas-de-escalada

Muito provavelmente deve conhecer somente as marcas mais famosas: Stealth, Vibram e Boreal.

Obviamente existem outros “blends” feito por outros fabricantes, mas seguramente as mais famosas estão acima.

Abaixo, portanto, estão as principais diferenças entre os fabricantes de sapatilhas.

Qual a importância da borracha?

Assim como no automobilismo, em que há vários tipos de pneus para cada tipo de clima e corrida, na escalada acontece o mesmo.

Há borrachas que são mais indicadas para escalar em granito, calcário, arenito, vias de aderência e assim por diante.

sapatilha_apertada_3

Paralelo a isso há ainda o design da sapatilha, conhecida popularmente como formato. Para cada situação há formatos mais indicados que outros.

Assim como há modalidades de escalada que exigem certo tipo de solado, e de design de sapatilha.

Cabe ao escalador, portanto, saber qual o estilo mais praticado, e assim conseguir escolher o seu modelo, e qual o solado é o mais indicado.

Stealth

A marca de calçados americana FiveTen ganhou as manchetes de todo o mundo em meados da década de 1980 quando inventou seu primeiro calçado, batizado de Five Tennie, com o solado batizado de Stealth o qual possuía uma borracha de alta aderência.

Desde então o universo da escalada foi impactado de maneia profunda por esta borracha especial, que era fruto de uma fórmula exclusiva e revolucionária de componentes de borracha.

solado-sapatilhas-de-escalada-1

 

A borracha desenvolvida pela marca FiveTen é mundialmente conhecida pela sua aderência e  a partir dela foram criadas até mesmo tipos de pneus utilizados no automobilismo (com modificações entre uma e outra, claro).

Stealth desde então tem sido a borracha preferida não apenas de escaladadores, como também de montain bikers, dublês de cinema e atores de Hollywood.

Os tipos de borracha Stealth disponibilizados para a escalada são:

  • Five Ten Stealth C4

A sola C4 possui uma aderência extraordinária, especialmente em cantos e ranhuras pequenas, com a qualidade de que possui destacada resistência ao desgaste.

Esta característica faz com que o produto tenha boa longevidade de seus modelos.

  • Five Ten Stealth Mi6

O solado Stealth Mi6 é um dos blend de borrachas mais moles do mercado, e que possui o melhor rendimento em superfícies lisas.

É o solado ideal de quem predominantemente escala em aderências.

  • Five Ten Stealth HF

O solado Stealth HF possui uma considerável sensibilidade de movimentos, unida a um dos melhores comportamentos em micro-regletes do mercado de sapatilhas de escalada.

Em vias negativas se destacam pela precisão, e por isso são as mais recomendadas para boulder (acima de V7)  e escalada esportiva (acima de 8a brasileiro).

  • Five Ten Stealth Onyxx

O solado  Stealth Onyxx é um composto polivalente com a maior durabilidade dentre os solados de sapatilha no mercado.

Possui boa aderência, e é considerado um produto polivalente, especialmente para quem está iniciando, ou em nível intermediário de escalada.

Vibram

A historia dos solados vibram para calçados de montanha se confunde até mesmo com a história do montanhismo mundial.

A marca começou a se dedicar a solados para escalada em meados da década de 1980, e sempre procurou conservar a mesma qualidade e credibilidade que seus calçados já possuíam.

solado-sapatilhas-de-escalada-2

Por não ser exclusivo de uma marca de calçados, há várias outras marcas que utilizam o calçado, tido muitas vezes como padrão de qualidade.

  • Vibram Classic

O modelo “classic” da italiana Vibram se trata do blend básico que a empresa produz, e é o solado mais duro de sua linha.

Por conda de sua rigidez é considerado perfeito para aderência e para sapatilhas de inciantes e escaladores em nível intermediário por conta de sua durabilidade.

  • Vibram Xs Grip

Comparado com o modelo clássico da Vibram, o  Xs Grip já possui uma maciez acentuada, e foi durante muito tempo o solado preferido dos escaladores da Europa.

Esta popularidade se justifica por conta de sua aderência superior a 30% do modelo “classic”, porém possui um ponto negativo: possui baixa durabilidade.

Por isso necessita ser ressolada em períodos muito curtos, especialmente para escaladores que estão na rocha ou ginásios constantemente.

  • Vibram Xs Grip 2

O modelo Xs Grip 2 é uma evolução natural do modelo Xs Grip, e considerada a mais polivalente do catálogo da empresa italiana.

Considerada perfeita em vias de aderência, e um comportamento acima da média em regletes pequenos, possui uma durabilidade maior que o modelo anterior.

  • Vibram Xs Edge

O modelo Xs Edge trata-se de uma revolução dentro do conceito de sapatilhas de escalada, e foi pensado para refletes exigentes e micro-regletes. Muito deste desempenho fica por conta de sua resistência à torção.

Porém para vias em aderência, seu rendimento deixa a desejar, e possui uma durabilidade baixa.

  • Vibram Flash

O blend da borracha Flash foi desenvolvida para a escalada em ginásios, e permite boa aderência em agarras de muros.

O destaque fica por conta de que a sapatilha não deixa marca de borracha nas agarras do muro podendo, a longo prazo, contribuir para um visual mais limpo dos ginásios de escalada.

Boral

solado-sapatilhas-de-escalada-3

A marca espanhola de sapatilhas vem correndo atrás das duas anteriores procurando inovar em aspectos antes deixado para trás por ela.

Por não ter a marca investido em revendas na América do Sul, não ficou conhecida do público mais jovem.

O baixo investimento em marketing, e apoio a atletas, também colaborou para que ficasse sendo pouco conhecida.

  • Boreal Zenith

Considerado o blend de maior sensibilidade e polivalência da Boreal.

Por isso é o modelo mais indicado para escaladores iniciantes e de nível intermediário.

  • Boreal FS Quattro

O modelo FS Quattro foi projetado para uma escalada em micro-regletes e escalada de alto nível.

Possui uma durabilidade alta, mas peca muito pela sua dureza que reduz a sensibilidade, especialmente a escaladores que estão acostumados a borrachas mais macias.

Formado em Engenharia Civil e Ciências da Computação, começou a escalar em 2001 e escalou no Brasil, Áustria, EUA, Espanha, Argentina e Chile. Foi jurado do Rio Mountain Festival e já viajou de mochilão pelo Brasil, EUA, Áustria, República Tcheca, República Eslovaca, Hungria, Eslovênia, Itália, Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Paraguai, Holanda, Alemanha e Canadá. Realizou o Caminho de Santiago, percorrendo seus 777 km em 28 dias.

There are 2 comments

Comente agora direto conosco

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.