Livro que conta a história da escalada no Espírito Santo será lançado dia 28 em Vitória-ES

Fruto de 10 anos de dedicação, registro fotográfico e catalogação da história do Espírito Santo, o montanhista Oswaldo Baldin irá lançar o livro “Escalada Capixaba: a história e o panorama da escalada no Espírito Santo” que será lançado na próxima quarta-feira, dia 28 de fevereiro, às 19 horas em Vitória-ES. O local escolhido por Baldin foi o Shopping Jardins.

A elaboração da obra demorou aproximadamente uma década e, segundo o autor, é um projeto inédito, pois trata-se do primeiro guia de escaladas no Brasil que engloba um Estado inteiro. Culturalmente no Brasil os guias de escaladas são feitos especificamente por local de escalada. Há locais, entretanto, que por cultura predatória dos mantenedores do local não há guias de escalada.

Oswaldo Baldin afirma que o livro trará tudo sobre a história e o cenário da escalada capixaba ao longo de 70 anos.

Foto: Alexandre Bizinoto

O número do livro impressionam quem não acreditava no projeto: 700 páginas ilustradas e coloridas, catalogando mais de 1.078 vias existentes no Espírito Santo e abertas ao longo de 70 anos (De 1947 a 2017) e abrangem 43 municípios capixabas.

No livro, a descrição das vias trazem informações técnicas detalhadas, croquis, mapas de acesso, coordenadas geográficas, e descrições dos próprios conquistadores das vias.

Foto: Alexandre Bizinoto

Quem é Oswaldo Baldin?

Foto: Fabio Ivan

Oswaldo Baldin é capixaba e praticante de escalada em rocha há 23 anos e soma mais de 150 vias somente no Espírito Santo. Acredita-se que seja o escalador que mais abriu vias no Estado. É guia e instrutor de escalada na empresa pioneira neste segmento no Espírito Santo.

Baldin é também responsável pela formação de grande parcela dos escaladores capixabas.

Sempre motivado a divulgar as potencialidades da escalada capixaba, produziu vídeos, filmes, matérias o livro que lança este mês.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.