Livro da semana: “Guia de escaladas de Guaratiba” – André Ilha

Guaratiba é um termo oriundo da língua tupi que significa “ajuntamento de guarás” (Guará é uma ave de cor vermelha típica da região). Este local do estado do Rio de Janeiro abriga um dos locais de escaladas mais populares e tradicionais do estado.

A região é uma das preferidas do escalador André Ilha, o qual já tinha feito um guia de escalada no passado e que, inclusive, estava disponível para download.

André Ilha é também autor do livro Por um Triz, é das pessoas mais influentes da escalada e montanhismo brasileiro, tanto que a sua própria história pessoal é intrinsecamente ligada à do montanhismo e escalada nacional. Toda e qualquer formalização de regras e representatividade, André Ilha teve sua parcela na contribuição.

Ciente de que a obra necessitava de uma releitura (afinal listava 122 escaladas) Ilha fez uma atualização para 216, com nova diagramação e, desta vez, disponibilizado impresso para uma melhor divulgação do local. De acordo com o autor, Guaratiba, em se tratando de escalada, é uma área de valor excepcional para quem gosta e quer se aprimorar na escalada tradicional móvel (o estilo favorito do autor).

Muitas vias vias contidas no guia foram abertas desde 1999, especialmente na Pedra da Tartaruga e Ponta do Picão. De acordo com as informações contidas no guia, onde haviam proteções fixas, estas foram substituídas por grampos de titânio, seguindo a recomendação do UIAA de que é a proteção mais indicada para escaladas em regiões à beira-mar.

Ficha Técnica

  • Título: Guia de escaladas de Guaratiba
  • Autor: André Ilha
  • Edição:
  • Ano: 2019
  • Número de páginas: 138
  • Editora: Companhia de Escalada

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.