Pesquisa revela que o Grigri é o freio mais usado por escaladores em todo o mundo

Após uma pesquisa feita pela internet realizada pelo 8a.nu, ficou evidente que o aparelho de segurança “grigri”, fabricado pela Petzl é o mais utilizado para a segurança na escalada.

Culturalmente, ao menos no Brasil, o equipamento é o preferido da comunidade de escaladores.

Alguns, inclusive utilizam o grigri, como forma de “filtrar” companheiros de escalada, pois quando alguém que se aventura a prover segurança e soltar a frase “não sei usar o grigri”, já dispensado .

Há ainda alguma lenda criada  de que o grigri estraga a corda, o que não corresponde com a realidade.

O equipamento possui muita restrição por alguns escaladores, mas muitos utilizam argumentos sem muito fundamento científico, citando sempre exemplos empíricos para se justificarem.

grigri-mal-usado
Importante também lembrar que o uso do grigri está condiciando ao uso correto do aparelho, o que muitas vezes não acontece.

Maioria dos acidentes ocorridos com o grigri acontecem por imperícia do usuário.

Muitas academias do Brasil somente autorizam aos seguradores utilizar o aparelho, e algumas até exigem uma demonstração do conhecimento.

Importante também que o escalador deva ler atentamente o manual do fabricante que instrui ao escalador utilizar duas maneiras para manipular o equipamento.

A própria empresa que o fabrica, a francesa Petzl, já divulgou um vídeo instrucional das duas amaneiras de utilizar o aparelho.

Comente agora direto conosco

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.